22/10/2024 04:27:52

Guerra
04/08/2024 02:00:00

Palestinianos em Gaza lutam para ter acesso a alimentos e água potável

11 meses de guerra palestinianos de Gaza lutam para ter acesso a alimentos e água potável no meio do conflito


Palestinianos em Gaza lutam para ter acesso a alimentos e água potável

euro news

Os palestinianos de Gaza continuam a lutar para ter acesso a alimentos adequados e a água potável, no meio da guerra que Israel trava contra o Hamas há quase 11 meses.

Como a guerra restringe a entrada da tão necessária ajuda na região, as famílias têm sido forçadas a depender de cozinhas de caridade improvisadas para sobreviver.

Têm de fazer fila durante horas, sob um calor insuportável, para obter a refeição principal do dia e água, composta essencialmente por arroz, sendo o frango é servido apenas uma vez por semana.

Os palestinianos recolhem ajuda alimentar antes do feriado de Eid al-Adha em Khan Younis, na Faixa de Gaza
Os palestinianos recolhem ajuda alimentar antes do feriado de Eid al-Adha em Khan Younis, na Faixa de GazaAP Photo/Jehad Alshrafi

Abu Hamzah, que gere uma pequena cozinha de caridade em Deir al-Balah, disse que entre 8.000 e 10.000 pessoas deslocadas dependem da sua comida.

"A nossa vida é difícil, não há nada. Vimos para a cozinha de caridade e ficamos entre quatro a cinco horas à espera da nossa vez, todos os dias, ao sol", disse Um Yehia Shaheen, uma mulher deslocada da cidade de Gaza.

Palestinianos deslocados devido aos bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza fazem fila para obter água num campo de tendas improvisado na cidade de Khan Younis
Palestinianos deslocados devido aos bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza fazem fila para obter água num campo de tendas improvisado na cidade de Khan Younis(AP Photo/Jehad Alshrafi

O acesso à água tornou-se outra luta diária à medida que esta escasseia em Gaza. Em todo o enclave, os poços foram destruídos pelos ataques aéreos israelitas.

Os palestinianos em Deir al-Balah têm de fazer fila durante horas para encher as suas garrafas ou garrafões com água dos barris, quando existe.

"Não há vida aqui. Não estamos a viver verdadeiramente. Até os burros em Gaza têm uma vida melhor do que a que estamos a viver agora", disse Mohamed Hanounah, um homem deslocado.

"Andamos pelo menos 1,5 quilómetros com os nossos contentores para encher e descarregar onde estamos alojados e depois voltamos para carregar mais. Não há barris para encher de água. A nossa vida é muito difícil".

 


Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 67
Google News