18/09/2024 22:24:44

Acidente
31/07/2024 20:00:00

O que se sabe sobre ataque que deixou 3 crianças mortas e 5 gravemente feridas em evento inspirado em Taylor Swift na Inglaterra

Esta reportagem contém detalhes que podem ser perturbadores para alguns leitores.


O que se sabe sobre ataque que deixou 3 crianças mortas e 5 gravemente feridas em evento inspirado em Taylor Swift na Inglaterra

BBC News Brasil

Três crianças morreram e outras cinco crianças e dois adultos seguem em estado crítico após um ataque a faca na segunda-feira (29/7), durante uma oficina de dança inspirada nas músicas da cantora Taylor Swift na cidade de Southport, Inglaterra.

Nesta terça-feira, as famílias confirmaram que as crianças mortas são Elsie Dot Stancombe, de 7 anos, Alice Dasilva Aguiar, 9, e Bebe King, 6.

Segundo a polícia, o ataque ocorreu em um edifício na rua Hart Street às 11h47 pelo horário local (7h47 pelo horário de Brasília).

O suspeito, um jovem de 17 anos que mora no vilarejo de Banks, foi preso e segue sob custódia policial.

"Não há palavras que possam descrever a devastação que atingiu nossa família enquanto tentamos lidar com a perda de nossa garotinha", declarou a família de Bebe King.

"Continue sorrindo e dançando como você ama fazer. Como já dissemos a você, você será sempre nossa princesa e ninguém mudará isso. Amor do seu papai herói e da mamãe", escreveram os familiares de Alice Dasilva Aguiar, cujos pais são portugueses do arquipélago da Madeira.

A polícia de Merseyside disse que o caso não está sendo tratado como um incidente terrorista.

"É sabido que as crianças estavam participando de um evento da Taylor Swift em uma escola de dança quando um agressor armado com uma faca entrou no local e começou a atacar as crianças", disse na segunda-feira Serena Kennedy, chefe de polícia de Merseyside.

"Acreditamos que os adultos feridos tentaram corajosamente proteger as crianças que estavam sendo atacadas."

Kennedy afirmou que a polícia não está procurando mais ninguém em conexão com o ataque embora a "motivação para o incidente permaneça desconhecida".

O crime ocorreu na primeira semana de férias escolares de verão para muitas crianças no Reino Unido.

Flores com cartão escrito (não é possível ler o conteúdo)

CRÉDITO,JAMES SPEAKMAN/PA

Vizinhos do local deixaram homenagens às vítimas

Testemunhas

O jornalista Tim Johnson, do site Eye on Southport, disse que o ataque aconteceu no clube para crianças Hope of Hart, que fica em um antigo depósito.

Segundo Johnson, uma oficina de ioga e dança para crianças de seis a dez anos com tema de Taylor Swift estava acontecendo no momento do ataque.

Os organizadores do evento foram contatados para comentar o ocorrido, mas não responderam à reportagem.

"Foi horrível. Nunca vi nada parecido", relata Johnson.

"Havia tantas viaturas de polícia, era uma massa de luzes azuis. Vi homens e mulheres da ambulância chorando. As pessoas estavam chorando nas ruas."

Um empresário que chamou a polícia disse que o ataque foi como uma "cena de filme de terror".

Colin Parry, dono da oficina mecânica Masters Vehicle Body Repairs, na Hart Street, disse à BBC Radio 5 Live que um pedreiro ajudou a tirar algumas das crianças do local e os vizinhos ajudaram a levar "cerca de dez meninas para um lugar seguro".

"A comunidade estava unida, todos estavam tentando ajudar. Todos estavam tentando salvar as crianças", acrescentou.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, ofereceu suas condolências às vítimas do ataque, suas famílias e amigos.

"Os eventos de hoje são realmente horríveis e sei que o país inteiro está profundamente chocado com o que viram e ouviram", afirmou o primeiro-ministro.

"Sei que falo por todos, em todo o país, ao dizer que nossos pensamentos e condolências estão com as vítimas, suas famílias, seus amigos e a comunidade em geral. É quase impossível imaginar a dor e o trauma que estão passando."

"Quero agradecer aos serviços de emergência e à Polícia de Merseyside, que tiveram que responder a circunstâncias tão difíceis hoje."

Arrecadação de fundos e declaração de Swift

Os fãs de Taylor Swift estão arrecadando fundos para a Alder Hey Children's Charity para ajudar as famílias afetadas pelo ataque.

A campanha "Swifties for Southport" já atingiu 100 mil libras (cerca de R$ 720 mil), muito além da meta original de 13 mil libras.

Taylor Swift divulgou um tributo às vítimas, dizendo que estava "completamente perdida sobre como transmitir [suas] condolências a essas famílias".



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 10
Google News