07/09/2024 21:04:13

Guerra
18/07/2024 04:00:00

Ucrânia e Rússia voltam a trocar prisioneiros de guerra: cada lado libertou 95 detidos

Acordo mediado pelos Emirados Árabes Unidos foi confirmado pelo presidente ucraniano e pelo Ministério de Defesa da Rússia.


Ucrânia e Rússia voltam a trocar prisioneiros de guerra: cada lado libertou 95 detidos

euronews.com

A Rússia e a Ucrânia trocaram 190 prisioneiros de guerra, com cada país a libertar 95 cativos, num acordo mediado pelos Emirados Árabes Unidos.

A troca foi confirmada pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy e pelo Ministério da Defesa russo.

"Mais 95 defensores foram libertados do cativeiro russo", escreveu Zelenskyy na rede social X.

"Por muito difícil que seja, procuramos todos os que possam estar em cativeiro e temos de os trazer de volta", acrescentou.

De acordo com a missão para a Coordenação dos Prisioneiros de Guerra da Ucrânia, alguns dos que foram libertados esta quarta-feira tinham passado mais de dois anos em cativeiro.

O Ministério da Defesa russo afirmou que os soldados russos libertados serão transportados de avião para Moscovo para receberem tratamento médico e iniciarem a reabilitação.

Foi a 54.ª troca de prisioneiros entre os dois países desde que a Rússia lançou uma invasão em grande escala da vizinha Ucrânia, em fevereiro de 2022.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou em junho que 1.348 soldados russos estavam em cativeiro na Ucrânia e que a Rússia tinha detido 6.465 prisioneiros de guerra

 



Enquete
De 0 a 05 classifique o que você acha da Verde a Concessionária de Água e Esgotos em União dos Palmares
Total de votos: 144
Notícias Agora
Google News