18/10/2024 02:51:13

Mundo
17/07/2024 06:00:00

Inundações no Afeganistão deixam pelo menos 40 mortos

Autoridade talibã informou que 347 pessoas ficaram feridas devido ao desastre natural na província de Nangarhar


Inundações no Afeganistão deixam pelo menos 40 mortos

A Referência

Nesta terça-feira (16), uma autoridade talibã informou que pelo menos 40 pessoas morreram e 347 ficaram feridas devido às enchentes no Afeganistão. As informações são da Associated Press.

Sharaf Zaman, porta-voz do Ministério Interino da Saúde Pública, disse que todas as vítimas foram registradas na província oriental de Nangarhar e que o número de mortes pode aumentar. A região tem enfrentado tempestades severas, granizo e chuvas intensas nos últimos dias.

O recente clima extremo no Afeganistão tem todas as características da intensificação da crise climática, sendo que algumas das áreas afetadas sofreram com a seca no ano passado. 

Autoridades talibãs relataram danos generalizados às casas, incluindo um incidente no distrito de Surkh Road onde uma família de 11 pessoas foi completamente soterrada sob escombros.

O poder devastador da tempestade causou não apenas mortes, mas também destruiu a infraestrutura local, derrubando cerca de 60 postes de energia elétrica e deixando muitas áreas sem energia elétrica.

Os serviços de saúde estão sendo prestados às pessoas afetadas, e a administração interina está colaborando com organizações internacionais para evitar a disseminação de doenças, conforme relatado pelo porta-voz.

O Afeganistão, um dos países mais vulneráveis às mudanças climáticas do mundo, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), enfrenta inundações e secas extremas devido à crise climática, apesar de ser um dos menores emissores de gases de efeito estufa.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 63
Google News