gov.br/mec/pt-br
O Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (MEC), conhecido como plataforma Avamec, registrou aprovação de 1.004.263 profissionais da Educação Básica (entre professores, coordenadores pedagógicos, diretores, orientadores, supervisores e técnicos em assuntos educacionais) em cursos de formação continuada. O balanço corresponde ao período de 1º de janeiro de 2023 a 30 de junho de 2024.
O Avamec é um espaço virtual de aprendizagem que permite o desenvolvimento de diversos tipos de ações formativas, como cursos à distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio educacional que se caracterizam como ações de formação continuada do MEC.
Atualmente, o Avamec conta com cerca de 2,4 milhões de usuários e 363 cursos oferecidos por 37 instituições. Ao todo, são 3.459 turmas, ampliando o leque de discussão e reflexão no campo educacional. Os interessados podem conferir a oferta de cursos na plataforma Avamec.
Para Lourival José Martins Filho, diretor de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, desde 2023 a Secretaria de Educação Básica (SEB), em parceria com outras secretarias do MEC, vem qualificando e aprimorando o Avamec para que os cursos possam ter foco na prática pedagógica de professores e professoras em todas as etapas e modalidades, bem como nos processos de gestão escolar e coordenação pedagógica. “Os cursos estão sintonizados com as demandas do tempo presente e alinhados às diretrizes curriculares da Educação Básica Nacional”, disse.
A professora Zileide Batista Figueiredo, que leciona nos municípios de Serra do Mel e Mossoró, no Rio Grande do Norte, concluiu em 2023 o curso de Formação para Profissionais da Educação Infantil, com 200 horas, desenvolvido em 8 módulos. “A realização deste curso foi muito importante para a minha atuação com as crianças. O curso está numa linguagem acessível e coerente com a minha prática docente”, destacou a professora.
A professora Aline Sita Faistauer de Souza, do município de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, concluiu em 2024 o curso Português como Língua de Acolhimento na Educação Básica, com 120 horas, desenvolvido em 6 módulos. “O curso foi muito importante para minha vivência enquanto professora. A temática é muito pertinente e atual, recomendo para todos”, argumentou.
Diversas redes de ensino espalhadas pelo Brasil utilizam os cursos do Avamec para realizarem encontros de formação presencial. Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, passando por discussões das modalidades da Educação Básica e tópicos específicos para a gestão escolar, o Avamec contribui para o aprimoramento da prática profissional em Educação Básica em todo o país.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB