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01/07/2024 11:00:00

Mulheres parlamentares de 26 países participam de reunião do Fórum do G20, em Maceió


Mulheres parlamentares de 26 países participam de reunião do Fórum do G20, em Maceió

Cada Minuto

Mulheres parlamentares de 26 países participam, nesta segunda (1º) e terça-feira (02), da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, o fórum do Legislativo do G20. Com o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, as parlamentares dos países-membros do G20, dos países convidados para a Cúpula de Líderes e de organismos internacionais irão debater os temas prioritários do grupo neste ano, com foco nos impactos para meninas e mulheres: promoção da justiça climática, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades.

A cerimônia de abertura contará com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que assumiu o comando do P20, em outubro de 2023, passado pelo presidente da Casa do Povo da Índia, Om Birla. 

O encontro será no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, uma das cidades-sede do G20. A programação contará com sessões de trabalho sobre a ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios e um Painel Brasil, sobre os avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres. Além das sessões de trabalho conjunto, as parlamentares poderão realizar reuniões bilaterais, para intercâmbio de experiências e informações sobre temas de interesse mútuo. A reunião será uma oportunidade para ampliar a participação das parlamentares nos debates que estão no centro das atenções mundiais.

O P20 é um grupo de engajamento do G20 que visa fortalecer a colaboração global e garantir a aplicação dos acordos internacionais, uma vez que possuem papel importante na orientação dos respectivos governos. Também participam da solenidade a segunda-secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário; a coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva; e outras autoridades federais, do estado de Alagoas e da prefeitura de Maceió.

Delegações confirmadas

Quatro organismos internacionais - União Europeia, ONU, ONU Mulheres e Mercosul - e 26 países irão enviar delegação para a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20. Ao todo, estão confirmadas 171 mulheres deputadas e senadoras. Dos países-membros do G20, irão participar: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, India, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, República da Coreia, Rússia. Dos países convidados do grupo: Angola, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal. Dos países de língua portuguesa: Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Princípe, Timor-Leste. E do Mercosul: Bolívia e Paraguai.

G20 no Brasil

A 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares é um dos diversos eventos que precedem a Cúpula de Líderes do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro, no final de novembro, com os chefes de Estado e de Governo. Em 2024, o Brasil exerce a presidência do G20, que reúne anualmente os países com as maiores economias do mundo para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. Os países do grupo representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e quase dois terços da população mundial. Ao longo deste ano, serão realizadas mais de cem reuniões dos grupos de trabalho, em nível técnico e ministerial, nas quinze cidades-sede do evento, distribuídas nas cinco regiões do país. No âmbito Legislativo, além da reunião das mulheres parlamentares, será realizada a Cúpula do P20, em Brasília, em novembro.

Mudanças no trânsito

O evento contará com um esquema especial de trânsito elaborado pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), em conjunto com a Polícia Militar de Alagoas e com a Polícia Rodoviária Federal. As intervenções contarão com bloqueios total e parcial, no entorno do Centro de Convenções, nos dois dias do evento, a partir das 6h.

Os bloqueios total ficarão nos cruzamentos da Rua Celso Piatti com as ruas Rocha Cavalcante e Santa Leopoldina, em frente ao Centro de Convenções; e entre a Avenida Walter Ananias com a Rua Santa Leopoldina, na lateral do Centro de Convenções. "Nesse trecho, o acesso será apenas das autoridades e dos órgãos envolvidos no evento e no plano viário", pontuou Alexandre Serafim, diretor de Policiamento Viário do DMTT.

Além dos pontos de interdição total, o plano viário conta com cinco pontos de bloqueios parciais, com acesso local para moradores e comerciantes da região, nos cruzamentos entre a Rua Celso Piatti com a Av. Comendador Leão; Av. Walter Ananias com a Rua Melo Póvoas; Rua Barão de Jaraguá com as ruas Santa Leopoldina e Rocha Cavalcante; e entre as ruas Senador Barros Leite e Alexsandre Passos. 

Exclusivamente no dia 1º de julho, a Rua Sá e Albuquerque estará totalmente bloqueada para o tráfego, a partir das 18h, desde o cruzamento com a Travessa dos Artistas. O trânsito será desviado na Praça Dois Leões para a Rua Barão de Jaraguá. A medida será tomada em razão do jantar de abertura do P20.

Também durante o dia 1º, já a partir das 6h, será proibido o estacionamento na Rua Sá e Albuquerque e na Travessa dos Artistas, tanto na lateral da Praça Dois Leões como na lateral do Museu de Imagem e do Som de Alagoas (Misa).

As duas vias serão sinalizadas com cones. O acesso da delegação será feito pela rua lateral da Associação Comercial de Maceió, com o transporte feito no contrafluxo da Rua Sá e Albuquerque.

Programação

Dia 1º de julho (Segunda-feira)

9h - Cerimônia de abertura

11h - Abertura da exposição “Mulheres no Poder”

12h- Intervalo para almoço

14h - 1ª Sessão de Trabalho - Promovendo a justiça climática e o desenvolvimento sustentável para mulheres e meninas 

16h30 - Intervalo

16h45 - Painel Brasil: avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres

               

Dia 2 de julho (Terça-feira)

9h - 2ª Sessão de trabalho – Mulheres no Poder: ampliando a representatividade feminina em espaços decisórios

12h - Intervalo para almoço

14h -3ª Sessão de trabalho – Combatendo desigualdades e promovendo a autonomia econômica das mulheres

16h30 - Intervalo

16h45 – Sessão de encerramento

*Com Agência Câmara



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