O verão ainda tarda em chegar a alguns países europeus. Nos últimos dias, chuvas fortes provocaram inundações e deslizamentos de terras em Itália e na Suíça.
Na região de Emilia-Romagna, centenas de bombeiros foram chamados a intervir em casas inundadas e árvores arrancadas, enquanto as cheias bloqueavam estradas e destruíam pontes.
O alerta vermelho relativo ao nível dos rios em torno de Modena foi levantado esta quinta-feira, uma vez que os serviços meteorológicos prevêem uma trégua nos próximos dias.
As outras regiões afetadas, em menor escala, foram a Ligúria, o Piemonte meridional, a Toscânia e Úmbria.
Com os termómetros a rondar os 20°C, em muitas zonas, nos próximos dias, prevê-se que o tempo regresse às temperaturas habituais para esta altura do ano.
Mau tempo na Suíça
Uma torrente inundou lojas em Morges, nas margens do Lago de Genebra, e 50 voos tiveram de ser cancelados no aeroporto de Genebra devido a uma avaria nos escritórios da Skyguide, o principal prestador de serviços aéreos na Suíça
Na zona francófona, foram registados mais de cento e dez milímetros de chuva no espaço de algumas horas, atingindo um recorde de 98 milímetros por hora.
O sudoeste da Suíça também está a recuperar dos estragos causados pelas tempestades repentinas que atingiram a região.
Portugal: descida da temperatura
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um agravamento do estado do tempo em Portugal continental, com precipitação por vezes forte, acompanhada de granizo e de trovoada.
Esta situação de instabilidade deve-se à ação de uma depressão, com expressão em altitude, centrada a oeste da Península Ibérica e que irá deslocar-se para nordeste a partir de sábado, originando assim uma progressiva melhoria do estado do tempo.
Segundo o IPMA, esta instabilidade será mais generalizada a partir da tarde desta quinta-feira no interior das regiões Norte e Centro, podendo a precipitação ser por vezes forte, acompanhada de trovoada, ocasionalmente sob a forma de granizo, e com a possibilidade de localmente ocorrerem rajadas fortes.
As previsões apontam ainda para uma descida de temperatura até dia 29, sábado, com uma gradual recuperação a partir do dia 30, acompanhando a melhoria do estado do tempo.