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Acidente
12/06/2024 23:00:00

Mais de 2,5 mil crianças e adolescentes que estavam fora da escola voltaram a estudar em Alagoas


Mais de 2,5 mil crianças e adolescentes que estavam fora da escola voltaram a estudar em Alagoas

Al1

De agosto de 2022 a setembro de 2023, mais de 2,5 mil crianças e adolescentes que estavam fora da escola, em Alagoas, voltaram para a sala de aula com apoio da Busca Ativa Escolar (BAE). O dado foi disponibilizado pelo UNICEF e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), responsáveis pela iniciativa que visa apoiar municípios e Estados no enfrentamento ao abandono escolar. Para a BAE em Alagoas, o UNICEF conta com a parceria estratégica da BRK.

Por meio do Instituto BRK, organização responsável pelo investimento social da companhia, a empresa destinou R$3 milhões para o desenvolvimento da iniciativa em Alagoas. Com adesão de 101 municípios alagoanos, incluindo as 13 cidades da Região Metropolitana de Maceió atendidas pela concessionária, a BAE apoia os governos na identificação, no controle e acompanhamento de crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de abandono escolar.

“Como vetor da transformação do saneamento na Região Metropolitana de Maceió, a BRK está comprometida com iniciativas de impacto social que levam dignidade, saúde e qualidade de vida para as pessoas. A educação é um direito e está diretamente relacionada à expansão do acesso ao saneamento e à construção de um futuro mais sustentável”, destacou Herbert Dantas, diretor presidente da BRK em Alagoas.

Com a Busca Ativa Escolar, que se estende até o fim de 2024, os municípios têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos em idade escolar. A estratégia fortalece a atuação de uma rede de proteção multidisciplinar para o atendimento integral de cada caso identificado, e inclui a mobilização de profissionais e dos diversos serviços públicos municipais, (re)matrícula na escola e acompanhamento do processo de aprendizagem.

Todo o processo é registrado e acompanhado via plataforma tecnológica, que funciona como um banco de dados para facilitar a comunicação entre as áreas – armazena dados importantes sobre cada caso acompanhado e apoia na gestão das informações sobre a situação da criança e do adolescente no município e/ou estado.



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