23/06/2024 14:10:11

Geral
11/06/2024 11:00:00

SSP inicia operação para combater a violência contra idosos em Alagoas

Equipes já verificaram mais de 200 denúncias sobre crimes de maus-tratos em todo o estado


SSP inicia operação para combater a violência contra idosos em Alagoas

GazetaWeb

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) iniciou a Operação Virtude, na manhã desta segunda-feira (10). Policiais militares das chefias administrativas do órgão e das Bases Comunitárias da Polícia Militar realizaram ações preventivas em todo o estado, verificando mais de 200 denúncias sobre crimes de maus-tratos contra idosos. As equipes partiram da sede do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), no bairro Farol, em Maceió.

O chefe de Prevenção da SSP, tenente-coronel Iran Rêgo, afirmou que, durante as visitas aos municípios alagoanos, as guarnições também promoverão conscientização através de panfletagem e palestras em escolas públicas, além de verificar a situação de idosos em instituições de longa permanência.

“Estaremos passando pelas regiões daqui de Alagoas, desde o Sertão, passando pelo Baixo São Francisco, Zona da Mata e indo até o Norte do estado. As equipes vão averiguar as informações recebidas de forma anônima pelo Disque-denúncia, mas também vão estar promovendo ações de panfletagens e palestras em escolas públicas. Nossos policiais também vão visitar instituições de longa permanência para verificar a situação das pessoas idosas abrigadas nelas”, afirmou o oficial.

Estas ações, parte da Campanha Junho Violeta, complementam o trabalho do Programa Pessoa Idosa Protegida da SSP, que fiscaliza denúncias, resgata idosos em situações degradantes e toma as medidas cabíveis contra os agressores.

Levantamentos indicam que a maioria das vítimas são mulheres e os agressores principais são familiares, com bairros de Maceió como Vergel do Lago, Benedito Bentes e Clima Bom tendo mais registros de violência. Denúncias podem ser feitas pelo número 181, pelo site disquedenuncia.seguranca.al.gov.br ou pelo Disque 100 do Governo Federal.

*com informações da assessoria.



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 386
Notícias Agora
Google News