27/06/2024 06:28:18

Mundo
09/06/2024 00:00:00

Rússia realizará manobras militares nas proximidades dos EUA, segundo autoridades

Oficiais norte-americanos dizem que Moscou aproveitará alianças com Cuba e Venezuela para levar seus navios militares ao Caribe


Rússia realizará manobras militares nas proximidades dos EUA, segundo autoridades

A Referência

As Forças Armadas da Rússia realizarão manobras militares no Caribe nas próxima semanas, segundo autoridades dos EUA citadas por diversos veículos de imprensa internacionais. Navios e jatos militares russos vêm sendo rastreados nos últimos dias, e a expectativa é de que em breve estejam nas imediações do território norte-americano.

Segundo a agência Reuters, a passagem das tropas russas pelas águas do Caribe contará com visitas a Cuba e possivelmente Venezuela, aliados de Moscou e rivais de Washington.

“Como parte dos exercícios militares regulares da Rússia, prevemos que neste verão a Rússia conduzirá atividades navais e aéreas intensificadas perto dos Estados Unidos. Essas ações culminarão em um exercício naval russo global neste outono”, disse a fonte, cuja identidade não foi divulgada.

Associated Press (AP), que confirmou a informação com outras fontes do governo norte-americano, afirma que a quantidade de navios e jatos envolvidos na operação é “notável”, mas a presença deles em uma área tão próxima aos EUA não preocupa Washington.

Putin x Biden

Embora a presença militar russa no Caribe não seja novidade, o episódio atual surge em um momento de particular tensão entre Washington e Moscou, após o presidente norte-americano Joe Biden autorizar a Ucrânia a usar armas dos EUA para atingir certas áreas do território russo na guerra entre os dois países.

Trata-se de uma linha vermelha que Vladimir Putin sempre disse não admitir que seja cruzada, mas a rede CBS News entende que o envio da frota ao Caribe não tem relação com o aval de Biden. Segundo a emissora, a atividade militar já estava programado há algum tempo e é improvável que se trate de uma resposta de Moscou.

Já a fonte da Reuters analisa as manobras como uma tentativa de Putin de mostrar que sua Marinha, duramente atingida por Kiev na guerra, ainda mantém “algum nível de projeção de poder global.”

“Devemos esperar mais desta atividade no futuro, embora notemos que estes destacamentos acarretam um custo para a Marinha russa, que está lutando para manter a prontidão e realiza esses destacamentos com uma frota envelhecida”, disse a autoridade ouvida pela agência.

Exercício militar surpresa

De acordo com a AP, Moscou não enviou um aviso antecipado a Washington sobre as manobras. Embora alertas prévios sejam comuns em casos assim, para evitar interpretações erradas que possam levar a um confronto, é um direito das Forças Armadas globais a realização de exercícios em águas internacionais.

A expectativa das autoridades dos EUA é a de que os navios russos permaneçam no Caribe durante o verão do hemisfério norte, que neste ano se estende de junho a setembro.

Do seu lado, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já tinha programado o exercício militar BALTOP24, que envolverá 20 nações integrantes da aliança e ocorrerá no Mar Báltico, perto do território russo. Ele teve início nesta sexta-feira (7)



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 392
Notícias Agora
Google News