24/07/2024 02:09:02

Geral
26/05/2024 18:00:00

200 anos de imigração alemã: embaixadora no Brasil celebra laços entre os países

A comunidade do país europeu é presente em Brasília, apesar de a capital federal ter sido inaugurada muito depois. O Goethe-Zentrum, na Asa Sul, é o responsável pela divulgação da língua e da cultura do país europeu


200 anos de imigração alemã: embaixadora no Brasil celebra laços entre os países

Correio Braziliense

O Brasil celebrou ontem 25 de julho os 200 anos da imigração alemã para o país. Brasília é bem mais jovem. Ainda assim, é possível ver as marcas dessa cultura e daqueles que vieram de longe, mas adotaram o planalto central como um novo lar e, em meio ao Cerrado, construíram um legado.

A embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, celebra o aniversário da imigração e chama atenção para os laços familiares e de amizade entre os dois países. "Programas de geminação de cidades completam esse cenário. A Alemanha e o Brasil são parceiros estratégicos. Esse é o estreito vínculo político do outro lado do Atlântico. O Brasil é o parceiro comercial mais importante da Alemanha na América do Sul. A Alemanha é o parceiro econômico mais importante do Brasil na União Europeia", ressalta.

Bettina Cadenbach, Embaixadora da Alemanha no Brasil
Bettina Cadenbach, embaixadora da Alemanha, celebra a união(foto: Eduardo Tadeu )

De acordo com Bettina, estima-se que existam mais de mil empresas teuto-brasileiras operando no Brasil. "Trabalhamos juntos nas áreas de energia, meio ambiente, clima, ciência, comércio e defesa, bem como em direitos humanos e na proteção de florestas tropicais. Temos um intenso intercâmbio cultural. É uma grande variedade de temas. A comunidade de língua alemã no Brasil ainda está concentrada no Sul  — no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. E há também uma pequena comunidade alemã aqui no DF", elenca.  

O Goethe-Zentrum, na Asa Sul, ponto de ancoragem para a cultura e a língua alemãs no coração de Brasília, é destacado pela embaixadora. O espaço abriga biblioteca com amplo acervo, tem programação de filmes e outros eventos, e cursos de idiomas.  "É um instituto cultural responsável pela divulgação da língua e da cultura alemã em Brasília. Fazemos isso com os cursos de idiomas, atividades culturais em serviço de informações sobre Alemanha, sempre em parceria com a Embaixada da Alemanha", detalha Sabine Plattner, gerente executiva do Goethe-Zentrum, que nasceu em Berlim e mora há 31 anos em Brasília.

Neste sábado (25/5), a Embaixada da Alemanha e seus parceiros promoveram o Dia de Portas Abertas, com apresentações artísticas, evento gastronômico, feira e visitas guiadas, entre outros. Os ingressos para participação estavam esgotados.

 


Enquete
De 0 a 05 classifique o que você acha da Verde a Concessionária de Água e Esgotos em União dos Palmares
Total de votos: 109
Notícias Agora
Google News