Cada Minuto
Servidores e estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), bloquearam na manhã desta terça-feira (21) a entrada do Campus A. C. Simões, localizado na Avenida Lourival Melo Mota, no bairro Tabuleiro dos Martins, parte alta de Maceió.
Os manifestantes atearam fogo em pneus para fechar a via de acesso à Ufal, bloqueando o trânsito e causando engarrafamento na região.
Os servidores estão há 61 dias de greve. A mobilização visa pressionar o Governo Federal por reajuste salarial, melhores condições de trabalho e reestruturação do orçamento das universidades.
A ação foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal), Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) e Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas.
Um café da manhã foi servido no local, os manifestantes usavam faixas cobrando a revogação do novo ensino médio e melhores condições para a educação pública nas Universidades e Institutos Federais do país.
A ação se soma a diversas outras mobilizações que estão acontecendo em todo o país, em mais de 40 instituições de ensino federal, em defesa da educação pública de qualidade.