23/06/2024 13:57:46

Tecnologia
20/05/2024 21:00:00

AL ganha prêmio internacional e mostra que pode exportar tecnologia

Simulador que usa realidade virtual com pacientes submetidos à ressonância magnética é reconhecido como melhor case de saúde e bem-estar para pacientes


AL ganha prêmio internacional e mostra que pode exportar tecnologia

Jornal de Alagoas

Uma tecnologia de Realidade Virtual (RV) desenvolvida em Alagoas foi premiada como a melhor aplicação de saúde em um congresso internacional de Patient Experience - ou Experiência do Paciente, ocorrido no final de abril. Um estudo feito pela PhD em Química e Biotecnologia, Jaqueline Maria da Silva, demonstrou a eficácia da inovação para acalmar pacientes antes de serem submetidos à ressonância magnética.

O case de sucesso foi apresentado pela pesquisadora e sua equipe na 5ª Semana PX, congresso internacional que reuniu de forma on-line mais de 1.500 pessoas do Brasil, Portugal e Espanha. O artigo concorreu com cerca de 150 trabalhos e foi o único do Nordeste a ser escolhido como finalista.

Apesar de indolor, o exame ainda causa muita ansiedade, gera desconforto e até pânico em quem tem medo de lugares fechados. Emoções que muitas vezes inviabilizam a boa captação das imagens e atrapalham o diagnóstico.

Dra. Jaqueline explica que a tecnologia premiada é um software simulador de realidade virtual, criado para melhorar a experiência do paciente momentos antes de passar pela ressonância magnética.

Foto: Assessoria

O estudo analisou a aplicação em 200 adultos, alguns oncológicos, atendidos no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU/Ufal), em Maceió. Cerca de 15 minutos antes do exame, os pacientes vivenciam uma experiência de relaxamento e imersão, com uso de um óculos de RV. Eles entram em um metaverso: a assistente virtual conduz uma meditação guiada em meio a imagens de natureza e músicas relaxantes.

Na sequência, fazem um passeio virtual que reproduz em 3D a sala onde será a ressonância. A assistente mostra como é o equipamento, eles ouvem os sons que a máquina irá emitir e recebem orientações de como proceder durante o exame, mantendo a calma.

"Dos 200 participantes, 99,5% dos pacientes se sentiram mais preparados, confiantes e seguros para realizarem o exame. 92% classificaram seu nível de relaxamento após a imersão na Realidade Virtual como 'Excelente'. Além disso, os exames foram realizados mais rapidamente, já que os pacientes estavam mais preparados", revela a PhD, que criou a startup RV Saúde para oferecer a inovação ao mercado.

Em Alagoas, o uso da tecnologia já é aplicado pela Santa Casa de Misericórdia de Maceió e na clínica Ultramed, em Arapiraca. Dra Jaqueline conta que o simulador é patenteado e tem certificado de exclusividade pela Junta Comercial de Alagoas, sendo a única empresa a ofertar esse modelo de simulação de RV no Estado.

"Nós temos um modelo de negócio único, de licenciamento de uso, que reduz custos de aplicação e traz inúmeros benefícios para os pacientes, além de otimização para as clínicas e hospitais, que reduzem o tempo do exame e necessidade de repetição por má captação de imagem", acrescenta.

Foto: Assessoria

MEDO DO EXAME DE SANGUE

Outro destaque do uso da realidade virtual é a preparação de crianças para a temida coleta de sangue - terror de muitos pais e filhos. Usando o mesmo recurso do óculo virtual, mas com imersão lúdica e interativa, a tecnologia já vem provando que é também bem-sucedida.

"Para as crianças, nós temos um passeio pela floresta encantada, semelhante a um game. Os pequenos interagem com animais virtuais, têm visão 360 graus de uma ambiente lindo e colorido. Os bichinhos conversam com as crianças enquanto os técnicos de laboratório vão dando sequência ao procedimento de coleta. No final, o que era medo, vira até diversão", comemora a Dra Jaqueline.

Para difundir os benefícios da aplicação da tecnologia alagoana, RV Saúde será apresentada no maior evento de inovação e empreendedorismo do Nordeste, que será realizado nos dias 6 e 7 de junho, em João Pessoa, na Paraíba.

A startup de Arapiraca foi selecionada para participar do Sebrae Neon 2024, representando o estado e mostrando que Alagoas é também exportador de tecnologia.



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 386
Notícias Agora
Google News