19/06/2024 01:54:00

Geral
12/05/2024 06:00:00

O Príncipe rico sem Mãe e o Súdito pobre

Nossa Reverência a essas Maravilhosas Mulheres - as Mães - de todo mundo


O Príncipe rico sem Mãe e o Súdito pobre

Essa lenda é bastante antiga.

Havia num reino longínquo um suntuoso palácio onde reinava um rei bastante rico e dono de muitas léguas de terra, que tinha filho, um principie loiro, vistoso, bonito, bem tratado e que era bastante vaidoso

Nos arredores do castelo  separados por  um riacho, havia um casebre paupérrimo com uma família composta de uma senhora, um agricultor e uma criança em idade quase igual a do portentoso príncipe. Em tempos de verão, as tardes, as duas crianças se encontravam a sombra de uma castanheira na margem do riacho para brincar.

O príncipe bem vestido, com brinquedos de ouro feitos pelos cortesãos do rei conversava banalidades com seu amiguinho pobre sempre acompanhado pela guarda real com seu cavalo branco de raça grande, e vez por outra se banhava com o menino pobre no riacho.

Uma ocasião já no final da tarde, o menino rico arguiu o pobre: só tens essa roupa toda remendada?

No que a criança pobre disse que sim e aqueles remendos era sua mãe que fazia. O menino rico se espantou e perguntou: tens mãe? Sim meu Rei tenho uma mãe que cuida de mim e vós não tem? Os olhos loiros do príncipe marejaram e com a voz embargada respondeu: não, quem cuida de mim são as amas...

No que o menino pobre retrucou: quem cuida de vós são empregados do seu pai p Rei?

-: Sim, respondeu o príncipe... quem nas noites escuras quando a coruja pia, e os pássaros noturnos entoam cantos assustadores,  quem lhe põe no colo e o faz dormir? Quem o coloca para dormir, quem lhe alimenta? Os empregados? Quem, quando vós adoeceis lhe papara chá de ervas para vos curar? Os vassalos?

Sim, respondeu secamento o rico príncipe...

O pobre garoto na sua inocência e humildade respondeu: me permita, meu rei, para mim de nada vala sua riqueza, suas terras, suas roupas de linho, sua alimentação saudável, sua cama macia. Seu Reino, se Vós não tendes uma mãe.

A partir de agora, se já era feliz, mesmo pobre, me sentirei um humilde rei porque tenho a maior riqueza que um homem pode ter eu tenho; UMA MÃE e sou o ser mais feliz do mundo.

Salve o Dia 12 de Maio Dia das Mães... Homenagem da equipe da Agência Tribuna as MÃES DE TODO MUNDO



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 377
Notícias Agora
Google News