Folha de Alagoas
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI/AL) em Alagoas, a campanha de vacinação contra a Influenza atingiu 29,16% da população-alvo até a última segunda-feira (29). Das 1.228.780 pessoas preconizadas, 294.437 foram imunizadas.
Para se vacinar, basta comparecer aos postos de imunização, em qualquer um dos 102 municípios alagoanos, portando o cartão de vacinação. A campanha de vacinação contra a Influenza vai até o próximo dia 31 de maio, conforme cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).
Além de crianças de seis meses a menores de seis anos, devem ser imunizadas também as crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos. É importante salientar que, no caso das crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez, deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Também podem se vacinar contra a Influenza, os trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior e os povos indígenas. A campanha contra a Influenza de 2024 é voltada ainda para os idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; e profissionais das Forças Armadas.
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade) devem ser vacinadas. A ação de prevenção contempla também as pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, entre 12 e 21 anos.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes, as vacinas são comprovadamente eficazes e representam a principal forma de manter o Estado longe de surtos e epidemias. “É preciso que toda a população alagoana se conscientize e tome a vacina da Influenza. Se você tem direito, procure um ponto de vacinação e se vacine. Essa nova vacina da gripe protege contra os atuais vírus que estão em circulação no país”, salientou.