29/04/2024 18:19:17

Saúde
07/04/2024 09:00:00

Após testar mais de 100 casos, Sesau identifica dois sorotipos da dengue no Estado


Após testar mais de 100 casos, Sesau identifica dois sorotipos da dengue no Estado

Cada Minuto

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) identificou  que, em Alagoas, de 1ª de janeiro até 1º de abril, foram testados 117 casos por RT – PCR, onde foram identificados dois sorotipos da dengue no Estado. 

De acordo com a assessoria de Comunicação da Sesau, o DENV-1 foi constatado em 105 casos, distribuídos nos municípios de Atalaia, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Capela, Carneiros, Coqueiro Seco, Delmiro Gouveia, Jacuípe, Japaratinga, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Mata Grande, Olivença, Pilar, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São José da Laje, Senador Rui Palmeira e União dos Palmares. 

E o DENV-2 foi detectado em 12 casos, distribuídos nas cidades de Canapi, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Santana do Ipanema e São José da Laje. 

Para conscientizar a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, a Sesau promove, neste domingo (7), uma ação educativa terá início às 8h30, e vai ocorrer na rua fechada da Praia da Ponta Verde, na Orla de Maceió. 

Na ocasião, técnicos e gestores da Sesau irão distribuir folders, salientando as medidas que devem ser implementadas para combater o mosquito transmissor da dengue. Entre elas está manter as caixas d’água fechadas, limpar as calhas, não acumular entulhos e sucatas, fechar bem os sacos de lixo e guardar os pneus em locais cobertos.

Conscientização da população

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Os portadores de doenças crônicas também apresentam maior suscetibilidade de apresentar doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial.

A gerente estadual de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis, a enfermeira Waldineia Silva, relata que para evitar aumento dos casos de dengue, a Sesau promove todos os anos orientações para os agentes de endemias municipais, solicitando que reforcem a busca ativa por focos do mosquito vetor, evitando desta forma possíveis surtos da dengue. Paralelamente, também são realizadas capacitações com médicos e enfermeiros dos 102 municípios alagoanos sobre o manejo clínico dos pacientes acometidos pela doença.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 49
Notícias Agora
Google News