14/04/2024 04:01:14

Guerra
02/04/2024 04:00:00

França entregará à Ucrânia centenas veículos blindados de mais de 40 anos


França entregará à Ucrânia centenas veículos blindados de mais de 40 anos

Rfi

A França entregará à Ucrânia centenas de veículos blindados antigos, com mais de 40 anos de uso, mas “ainda funcionais”, e mísseis Aster, em um novo pacote de ajuda para Kiev enfrentar a ofensiva da Rússia. O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu. 

Para manter uma linha de frente tão grande, o exército ucraniano precisa, por exemplo, dos nossos veículos blindados de frente (VAB, na sigla em francês). Isso é absolutamente fundamental para a mobilidade das tropas”, explicou Lecornu, em uma entrevista ao La Tribune publicada na noite de sábado (30).

"Estes equipamentos antigos, ainda operacionais, poderão beneficiar diretamente a Ucrânia em quantidades significativas. Podemos falar de centenas deles para 2024 e início de 2025", acrescentou.

Os veículos blindados VAB, com mais de 40 anos, estão sendo substituídos no Exército francês pela nova geração de veículos blindados Griffon.

Respondendo aos pedidos urgentes de Kiev para reforçar suas capacidades de defesa antiaérea, Paris também irá “desbloquear um novo lote de mísseis Aster 30” para o dispositivo SAMP/T MAMBA, o equivalente ao American Patriot.

“Também estamos desenvolvendo munições teleguiadas em um espaço de tempo muito curto, para entregá-las aos ucranianos nos próximos meses”, acrescentou o ministro.

Prioridades militares

Na terça-feira (26), Lecornu indicou que não descartava recorrer a requisições ou exigir que os fabricantes dessem prioridade às necessidades militares sobre as civis, para acelerar a produção. Paris ordena à indústria de defesa francesa que produza cada vez mais rapidamente para satisfazer à demanda do seu exército e garantir o apoio a longo prazo à Ucrânia.

"O fabricante europeu de mísseis MBDA nos deve entregas rápidas. Esta sexta-feira foram publicados decretos sobre o poder de polícia do ministro das Forças Armadas em termos de obrigações de estoques, priorização de contratos e até requisição", declarou ele no sábado.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 19
Notícias Agora
Google News