27/07/2024 06:22:53

Viver Bem
30/03/2024 18:00:00

7 dicas para evitar doenças no Outono


7 dicas para evitar doenças no Outono

 

tcrclinica.com.br

O verão acabou e o outono já chegou para abaixar as temperaturas e trazer as chuvas. Nessa estação, é comum que muitas pessoas adoeçam por conta da grande variação de temperaturas: geralmente, as manhãs são mais quentes, enquanto as noites são frias. Muitas das doenças são relacionadas ao sistema respiratório, como irritações e infecções, resultando em laringites, faringites, gripes, tosses, bronquites e resfriados.

Para ter um outono tranquilo, saudável e com disposição, é necessário tomar alguns cuidados e prestar uma atenção extra em alguns detalhes da rotina. Confira 7 dicas para evitar as doenças típicas do outono:

1- Hidrate-se

Um fator que facilita o aparecimento das doenças respiratórias é o ar frio, por ressecar as vias áreas. Desse jeito, os vírus e bactérias têm mais facilidade para se instalar e causar a doença.

Logo, assim como no verão, é importante ingerir bastante água e manter as vias respiratórias sempre bem lubrificadas. Chás e sucos de frutas ricas em vitamina C, como laranja e acerolas, também podem ser boas recomendações.

2- Evite aglomerações e locais fechados

Por conta das chuvas e do frio, é comum que as pessoas permaneçam aglomeradas e de janelas fechadas. A falta de circulação do ar faz com que os vírus e bactérias permaneçam no ambiente e se instalem nos muitos seres humanos presentes. Procure manter pelo menos uma fresta de ar, para permitir a circulação.

3- Lave as mãos com frequência

Esse cuidado não vale apenas para a nova estação, não! Deve ser um hábito! O tempo todo entramos em contato com objetos que podem estar contaminados, por isso é fundamental lavar as mãos constantemente, principalmente após usar o banheiro e ter refeições, utilizando água e sabonete, de preferência líquido, e finalizar a higienização com álcool em gel. Isso evita com que você transmita doenças respiratórias e gastrintestinais.

4- Cuidado com crianças doentes

Crianças são mais sensíveis às mudanças bruscas na temperatura e é necessário estar atento à elas. Crianças doentes precisam de repouso e do menor contato possível com outras pessoas e ambientes que possam estar infectados, a fim de evitar agravações no quadro. Idosos e grávidas também devem ser constantemente monitorados, já que estão também no grupo de risco para doenças respiratórias.

5- Hidrate a pele

Já falamos da necessidade de se hidratar por dentro, mas manter a pele hidratada nessa época também é muito importante. A pele fica mais seca com a chegada do outono e isso pode ocasionar rachaduras e irritações que desenvolvem alergias na pele. Procure um dermatologista para ter a indicação de hidratantes específicos para o rosto e corpo. Também é recomendável evitar banhos muito quentes, que favorecem mais ainda o ressecamento da pele.

6- Cuidados extra para alérgicos

Quem já possui problemas de alergia crônicas, pode ter que procurar um médico, para manter um tratamento preventivo nesta época. Carpetes, cortinas, bichos de pelúcia ou qualquer outro lugar onde uma aglomeração de poeiras e ácaros seja possível deve ser evitado.

7- Alimente-se bem

A alimentação balanceada deve ser uma rotina constante durante o ano inteiro, para garantir uma boa imunidade do corpo. É necessário uma atenção redobrada durante essa época do ano, equilibrando a alimentação com os nutrientes e vitaminas necessárias para evitar que o corpo esteja vulnerável a contaminações.

 



Enquete
De 0 a 05 classifique o que você acha da Verde a Concessionária de Água e Esgotos em União dos Palmares
Total de votos: 114
Notícias Agora
Google News