18/10/2024 01:12:43

Meio Ambiente
22/03/2024 11:00:00

Quadra chuvosa pode ter chuva acima da normalidade e fenômeno atípico

Temperaturas médias devem continuar altas nos próximos meses


Quadra chuvosa pode ter chuva acima da normalidade e fenômeno atípico

GaxetaWeb

Com a proximidade da quadra chuvosa em Alagoas, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) discutiu, nesta quinta-feira (21), com especialistas as ações de prevenção aos desastres naturais e monitoramento das condições climáticas. O meteorologista Vinicius Nunes Pinho destacou que as últimas previsões climáticas indicam chuvas acima da normalidade nos próximos meses e a possibilidade de fenômenos climatológicos atípicos.

O estado rregistrou fenômenos climatológicos atípicos este ano, como a chuva de raios na capital e tornado em Estrela de Alagoas, no mês de fevereiro.

As ações foram debatidas durante o II Workshop de Planejamento e Projeção para o Período Chuvoso 2024, no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares.

"Muito em função da temperatura do oceano atlântico, que está bastante elevada e ela por si só já favorece a ocorrência de chuvas aqui no nosso estado, mas também principalmente porque o El Niño deve perder força nos próximos meses, nós devemos entrar novamente no período de La Ninã, que também favorece a ocorrência de chuvas”, destacou o superintendente de Prevenção em Desastres Naturais(SPDEN/Semarh), Vinícius Pinho.

Ele explicou ainda que, em relação às temperaturas, as previsões climáticas indicam que, mesmo que haja uma diminuição gradual das temperaturas médias nos próximos meses, o que é comum por causa do início da quadra chuvosa, elas devem permanecer acima da normalidade para todo o estado.

“Então, a gente ainda permanece com temperaturas elevadas e há uma perspectiva de chuvas acima da média, principalmente na metade leste do estado de Alagoas litoral, zona da Mata e Baixo São Francisco. Já no Sertão e no Sertão do São Francisco, a nossa expectativa é que nós tenhamos chuvas próximas da normalidade, o que é um bom indicativo, principalmente para o semiárido, porque isso deve fazer com que melhore a condição de recarga hídrica do Sertão”, afirmou o meteorologista.

Sobre os fenômenos climatológicos atípicos, há probabilidade de ocorrências no período chuvoso, principalmente em função da temperatura do oceano atlântico próxima à costa do Nordeste brasileiro.

“Isso deve favorecer a ocorrência de alguns distúrbios (ondulatórios) de leste, que a gente chama, que são fenômenos que provocam chuvas intensas em alguns casos. Então não dá para descartar a ocorrência de fenômenos meteorológicos intensos durante essa quadra chuvosa”, finalizou.

 



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 63
Google News