08/09/2024 00:14:15

Municípios
14/03/2024 11:00:00

Vistoria sobre falta d’água constata despejo direto do esgoto no Rio Mundaú, em Murici

Ação comprovou ainda que estações de tratamento de água da cidade operam fora do necessário


Vistoria sobre falta d’água constata despejo direto do esgoto no Rio Mundaú, em Murici

Alagoas 24 Horas

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) divulgou nesta terça-feira, 12, os resultados da vistoria realizada durante a última semana nas instalações das estações de tratamento e distribuição de água da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), localizadas no município de Murici. A intenção era apurar as razões que contribuem para os frequentes episódios de falta d’água no município e as denúncias relacionadas ao despejo de esgoto não tratado no Rio Mundaú.

Entre os problemas constatados durante a inspeção, foi verificado que o desabastecimento de água é causado pela captação insuficiente realizada pela Casal.

Existem duas estações de tratamento de água: uma delas opera sobrecarregada, carecendo de equipamentos para ampliar o processo de produção de água, enquanto a outra opera com capacidade aquém do necessário.

Já na estação de efluentes (esgoto) gerida pela BRK, foi observado o despejo direto do esgoto no rio Mundaú.

A visita faz parte das iniciativas promovidas pela Defensoria Pública, através dos Defensores Públicos Thiago Garcia e João Augusto Sinhorin, que foram acompanhados por um representante da Câmara de Vereadores do Município.

Com base nas informações obtidas por meio das inspeções e dos ofícios expedidos, a Defensoria Pública promoverá uma reunião com as autoridades sanitárias e ambientais do Estado. O objetivo é cobrar a adoção de providências para implementar as medidas necessárias, visando à ampliação da captação de água e à cessação do despejo irregular de esgoto identificado.

 



Enquete
De 0 a 05 classifique o que você acha da Verde a Concessionária de Água e Esgotos em União dos Palmares
Total de votos: 144
Notícias Agora
Google News