08/09/2024 00:06:21

Geral
09/03/2024 04:00:00

Moraes concede liberdade a coronel Bernardo Romão


Moraes concede liberdade a coronel Bernardo Romão

Agora Notícias Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu conceder liberdade provisória, com medidas cautelares, ao coronel Bernardo Romão Corrêa Netto. O militar era um dos alvos da operação Tempus Veritatis, conduzida pela Polícia Federal, que investiga uma suposta tentativa de golpe.

Após ter sido preso no Batalhão de Guarda Presidencial desde o dia 11 de fevereiro, Corrêa Netto foi solto, na noite desta quinta-feira, 7. Ainda não foram divulgados detalhes sobre as medidas cautelares impostas ao coronel, segundo reportagem da CNN Brasil.

As acusações ao coronel

De acordo com as investigações, Corrêa Netto é suspeito de convocar reuniões com militares especializados em operações especiais, conhecidos como “Forças Especiais” (FE), com o objetivo de atuar em manifestações em frente aos quartéis e em atos voltados para invasões ocorridas em 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes em Brasília foram depredadas.

Segundo o relatório da PF, Corrêa Netto trocava mensagens com o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que evidenciavam um suposto plano de golpe.

Os militares chamados de “kids pretos” são membros ativos ou reservistas do Exército, especializados em operações especiais e treinados para missões de alto risco e sigilo. Suas atribuições envolvem operações de guerra irregular, como terrorismo, guerrilha, insurreição, movimentos de resistência e insurgência.

No dia da operação da PF, em 8 de fevereiro, Corrêa Netto estava nos Estados Unidos. Ele foi preso somente três dias depois. Desde 30 de dezembro de 2022, o coronel estava residindo em Washington, onde realizava um curso sobre medidas administrativas no Colégio Interamericano de Defesa.

Réu do 8 de janeiro é absolvido por Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela absolvição de Geraldo Filipe da Silva, um dos réus do 8 de janeiro. É a primeira vez que ele vota para absolver um réu nesse processo



Enquete
De 0 a 05 classifique o que você acha da Verde a Concessionária de Água e Esgotos em União dos Palmares
Total de votos: 144
Notícias Agora
Google News