24/07/2024 03:36:38

Geral
24/02/2024 18:00:00

Quem é o líder do Hamas em Gaza, Yahya Sinwar?


Quem é o líder do Hamas em Gaza, Yahya Sinwar?

O paradeiro de Yahya Sinwar permanece como"local desconhecido", embora milhares de soldados israelenses com apoio de drones, dispositivos eletrônicos de escuta e informantes tentem descobrir sua localização desde os ataques de 7 de outubro no sul de Israel.

Sinwa é o líder do braço político do Hamas em Gaza e um dos homens mais procurados por Israel.

Ele é considerado um dos responsáveis pela operação que deixou mais de 1.200 pessoas mortas e na qual 200 foram sequestradas.

"Yahya Sinwar é o comandante… e ele é um homem morto", declarou o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF), o contra-almirante Daniel Hagari, no início de outubro.

"Esse ataque abominável foi decidido por Yahya Sinwar", disse o chefe do Estado-Maior das IDF, Herzi Halevi. "Portanto, ele e todos os que estão abaixo dele são homens marcados para morrer."

Isso inclui Mohammed Deif, o líder da ala militar do Hamas, as Brigadas Izzedine al-Qassam.

Yahya Sinwar levanta a mão em um evento na Cidade de Gaza em 2023

CRÉDITO,GETTY IMAGES

Legenda da foto,

Yahya Sinwar na Cidade de Gaza em 2023

Hugh Lovatt, pesquisador sênior de política do Conselho Europeu de Relações Exteriores, acredita que Deif foi responsável pelo planejamento do ataque de 7 de outubro, pois foi uma operação militar, mas que Sinwar "provavelmente fez parte do grupo que planejou e teve influência".

Israel acredita que Sinwar, que é o segundo de fato em comando depois do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, foi encurralado no subsolo.

Em fevereiro de 2024, o site de notícias saudita Elaph informou que ele havia deixado Gaza, citando uma única fonte israelense. A informação foi negada pelas autoridades de Israel.

  • Frank Gardner
  • Role,Correspondente de segurança da BBC


Enquete
De 0 a 05 classifique o que você acha da Verde a Concessionária de Água e Esgotos em União dos Palmares
Total de votos: 109
Notícias Agora
Google News