08/09/2024 00:44:10

Acidente
22/02/2024 11:00:00

PT fica com relatoria da CPI da Braskem, e Renan Calheiros deixa comissão


PT fica com relatoria da CPI da Braskem, e Renan Calheiros deixa comissão

Nesta quarta-feira (21), o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, Omar Aziz (PSD-AM), definiu que o senador Rogério Carvalho (PT-SE) será o relator.

Omar Aziz citou que se faz necessário ter uma relação isenta na relatoria. Com isso, o alagoano Renan Calheiros (MDB), que queria ser o relator, anunciou que sairá da comissão por discordar da decisão.

“A designação do senador Omar Aziz pelo senador Rogério Carvalho é regimental, mas eu confesso que se houvesse um crime ambiental desta magnitude em Sergipe, eu lhe concederia essa oportunidade. E talvez a Vossa Excelência teria tido mais propriedade para acompanhar”, afirmou Renan.

Depois de afirmar que estava deixando a comissão, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que é vice-presidente da CPI, ofereceu o cargo ao colega. Calheiros, no entanto, disse que não vai aceitar.

A CPI, que vai ocorrer estritamente no Senado, é composta por 11 senadores e sete suplentes, totalizando 18 vagas. Todos os senadores alagoanos estão dentro da comissão, ou pelo menos estavam, caso Renan confirme a saída.

Ao longo da criação da CPI, o governo se postou de forma contrária a comissão para não se indispor com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), cujo aliado é o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PP). Agora, a turma petista fica com a relatoria da investigação.

Folha de Alagoas



Enquete
De 0 a 05 classifique o que você acha da Verde a Concessionária de Água e Esgotos em União dos Palmares
Total de votos: 144
Notícias Agora
Google News