28/02/2024 17:02:21

Educação
12/02/2024 10:00:00

Desenrola Fies: Governo Federal lança campanha para ampliar adesão ao programa de renegociação


Desenrola Fies: Governo Federal lança campanha para ampliar adesão ao programa de renegociação

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, lançou a campanha "Desenrola Fies” para informar e auxiliar os estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a regularizarem suas dívidas. Mais de um milhão de brasileiros endividados podem se beneficiar dessa ação.

O vídeo da campanha exibe o depoimento de Maria Du Carmo Barros, de Brasília (DF), que realizou o sonho de cursar Enfermagem com o auxílio do financiamento estudantil. “Se não fosse o Fies, eu não estaria aqui hoje contando a minha história”, ressaltou. Com o adoecimento de seu pai e os impactos da pandemia de Covid-19, ela deixou de pagar o Fies. “Quando eu soube da renegociação, foi maravilhoso”, lembrou.

Os beneficiários do Fies que estão em situação de inadimplência e queiram regularizar a dívida, assim como Maria fez, têm até o dia 31 de maio de 2024 para procurar os bancos e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo “Desenrola Fies”.

A iniciativa visa proporcionar condições especiais de negociação para os contratos celebrados até o fim de 2017, com débitos vencidos e não pagos até 30 de junho de 2023. Os principais benefícios incluem: descontos de até 99% do valor da dívida, 100% de redução nos juros e condições facilitadas de parcelamento.

Com essas medidas, o “Desenrola Fies” busca proporcionar um caminho mais acessível para que os beneficiários possam quitar suas dívidas e retomar sua trajetória acadêmica com tranquilidade.

Até o início de janeiro, dois meses após o lançamento da iniciativa, cerca de 164,5 mil pessoas haviam renegociado suas dívidas. Os acordos, nesse período, totalizaram mais de R? 7,6 bilhões renegociados, que geraram um retorno de R? 338 milhões aos cofres públicos até então.

No programa “Bom Dia, Ministro” de 31 de janeiro, o ministro da Educação, Camilo Santana, aproveitou o espaço para pedir maior participação das pessoas nas renegociações de dívidas estudantis. “Nós temos até o final de maio para que as pessoas regularizem sua situação junto ao Fies. São, aproximadamente, 1,2 milhão de pessoas que têm direito à renegociação de R? 55 bilhões em dívidas. A pessoa pode limpar o seu nome com até 99% de desconto”, ressaltou.

Fonte: Secom da Presidência da República

Al1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 59
Notícias Agora
Google News