05/03/2024 00:01:12

Acidente
11/02/2024 18:00:00

Consumo de energia atinge recorde no Sistema Interligado Nacional, com 92,4% de geração por fontes renováveis


Consumo de energia atinge recorde no Sistema Interligado Nacional, com 92,4% de geração por fontes renováveis

No último dia 7, o Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu um recorde histórico de consumo de energia, registrando uma carga total de 101.860 megawatts (MW) às 14h15. Desse total, 92,4% foram fornecidos por fontes renováveis, com destaque para usinas hidrelétricas, usinas eólicas, usinas solares e micro e minigeração distribuídas. Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e demonstram a relevância das energias limpas para o suprimento energético do país.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comemorou o marco, enfatizando a robustez do Sistema Interligado Nacional e a expressiva participação das fontes renováveis na geração de energia elétrica. Silveira ressaltou que o trabalho para equilibrar a segurança energética e a modicidade tarifária será contínuo, com o Ministério de Minas e Energia e suas vinculadas dedicados a essa missão.

Destaca-se que a Usina Hidrelétrica Belo Monte, localizada no Pará, foi responsável por 10% da carga durante o pico de consumo. Além disso, a micro e minigeração distribuída (MGD) contribuíram com uma significativa parcela de 13.953 MW nesse período. O aumento na demanda de energia foi atribuído às altas temperaturas do verão brasileiro e ao retorno das aulas, que elevaram a necessidade energética do país.

Esse recorde superou o registrado anteriormente, que era de 101.475 MW, ocorrido em 14 de novembro de 2023. Nessa ocasião, a onda de calor no Brasil já havia exigido uma maior potência das fontes de energia elétrica, resultando em uma carga total que ultrapassou os 100.000 MW pela primeira vez.

Diante desse cenário, é evidente a importância das fontes renováveis de energia para a garantia do abastecimento elétrico do Brasil, destacando a necessidade de investimentos contínuos nesse setor para atender à crescente demanda do país.

A Notícia Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 62
Notícias Agora
Google News