05/03/2024 02:27:40

Geral
08/02/2024 02:00:00

MG: governador Zema suspende “saidinha” de presos durante o Carnaval


MG: governador Zema suspende “saidinha” de presos durante o Carnaval

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) afirmou, nesta quarta-feira (7/2), que o benefício da “saidinha” de detentos durante o Carnaval foi suspenso em quase todas as 34 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A Secretaria estadual de Justiça tenta ampliar a restrição para todos os municípios de Minas Gerais. O objetivo da ação, segundo Zema, é oferecer “segurança aos foliões”. A suspensão entretanto, não significa o cancelamento do benefício, já que o detento ainda terá direito à saída temporária. Porém, em outra época do ano.

Em entrevista à CNN, o governador citou o caso do PM Roger Dias da Cunha, que foi baleado na cabeça por um beneficiado pela “saidinha” e morreu, em janeiro, em Belo Horizonte. “Fiquei profundamente triste e constrangido com o fato e falei que em Minas Gerais nós faríamos de tudo ao nosso alcance para que haja mais critério nessas saidinhas. Eu quero um estado seguro. Quem trabalha, quem é policial não pode ficar à mercê de pessoas que não merecem esse benefício”, disse Zema.

De acordo com o governador, o Ministério Público de Minas Gerais tem se oposto à ação. “Estamos aqui em Brasília lutando com nossos senadores e deputados federais para que mudem e alterem essa lei restringindo esses benefícios. Somente em casos excepcionais você deve dar o benefício para quem merece”, ressaltou.

Segundo o Ministério Público do estado, o benefício da saída temporária do final de ano teve quase 4 mil presos. Desses, 160 não retornaram para o presídio durante o tempo determinado e 56 ainda são procurados.

Na terça-feira (6/2), a Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou um Projeto de Lei, relatado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que extingue o benefício da saída temporária de presos de forma permanente. O PL segue para o Plenário do Senado, onde será votado.

Agora Notícias Brasil



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 62
Notícias Agora
Google News