O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) divulgou, nesta terça-feira (6), que apenas 18.788 (2,18%) alagoanos informaram suas condições, como deficiência visual, de locomoção, dificuldade para exercício do voto e deficiência auditiva.
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que mais de 860 mil alagoanos possuem algum tipo de deficiência.
"O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida deverá informar esta condição especial até o dia 08 de maio deste ano", explicou o TRE/AL.
Para informar qualquer necessidade especial, basta acessar o portal do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas e clicar no Autoatendimento ao Eleitor. O eleitor irá preencher um formulário, informando que possui deficiência e qual o tipo
“É muito importante que as pessoas com qualquer tipo de deficiência informem suas condições à Justiça Eleitoral para que possamos organizar a eleição de outubro com melhores condições de acessibilidade e inclusão, especialmente possibilitando um adequado exercício do voto com a ampliação das seções especiais em todo o Estado”, disse o desembargador Klever Rêgo Loureiro, presidente do TRE.
DADOS EM ALAGOAS
O levantamento divulgado pelo TRE/AL mostra que, em Alagoas, até janeiro, 275 eleitores informaram terem dificuldade para o exercício do voto: 1.258 possuem deficiência auditiva, 2.952 têm deficiência visual, 5072 possuem dificuldade de locomoção e 9.231 declararam possuir outros tipos de deficiências.
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para todos os eleitores com deficiência. Entretanto, a pessoa que possuir deficiência que torne impossível ou muito oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais, poderá requerer ao juiz eleitoral a expedição de quitação eleitoral com prazo de validade indeterminado. Esse documento o isentará de multas e outras sanções aplicáveis ao eleitor que deixar de votar nas eleições oficiais.
GazetaWeb