05/03/2024 01:10:53

Acidente
07/02/2024 06:00:00

Ex-presidente do Chile morre em acidente de helicóptero

Acidente ocorreu no Chile, nesta terça-feira (6/2). Piñera foi presidente do Chile em dois momentos: entre 2010 e 2014, e entre 2018 e 2022


Ex-presidente do Chile morre em acidente de helicóptero

ex-presidente do Chile Sebastián Piñera morreu em um acidente de helicóptero na tarde desta terça-feira (6/2). A queda teria sido ocasionada pelas fortes chuvas que atingem a região onde a aeronave sobrevoava, no Chile.

De acordo com informações do jornal espanhol ABC, o acidente ocorreu na comuna de Lago Ranco, que pertencente à província de Ranco na Região de Los Rios, no Chile.

Informações preliminares indicam que o ex-presidente pilotava a aeronave e que ele estava na companhia de outras três pessoas. Os familiares sobreviveram à queda, mas Piñera não conseguiu sair da aeronave.

Ao portal La Tercera autoridades locais informaram que a aeronave está submersa, a cerca de 40 metros de profundidade.

Imagem colorida mostra Local do acidente em que morreu o ex-presidente Sebastián Piñera - metrópoles
Local do acidente em que morreu o ex-presidente Sebastián Piñera

Em pronunciamento, a ministra do Interior e Segurança Pública do Chile, Carolina Tohá Morales, confirmou a morte do ex-presidente. De acordo com o comunicado, a aeronave levava quatro pessoas, e Piñera foi o único a não conseguir se salvar.

O corpo foi, posteriormente, resgatado pela Marinha. A ministra destacou que o presidente do Chile, Gabriel Boric, determinou que seja realizado um “funeral de Estado” e orientou a decretação de luto oficial no país.

Piñera, que tinha 74 anos, foi presidente do Chile em dois momentos: entre 2010 e 2014, e entre 2018 e 2022. Ele foi o primeiro político de direita a conquistar a presidência depois da ditadura.

Antes de entrar para política, consolidou-se como investidor, com doutorado em economia na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Repercussão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou estar surpreso e triste com a morte de Sebastián Piñera. “Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos”, disse.

“Muito triste seu falecimento de forma tão abrupta. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos de Piñera por esta perda”, completou.

A Presidência da Argentina emitiu comunicado em que lamenta a morte de Piñera. “Em nome do Estado Argentino, enviamos nossas condolências a seus familiares, a seus amigos e a todo o povo chileno”, afirma.

Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, lamentou a morte e ofereceu condolências aos chilenos. “Ele sempre teve uma atitude positiva em relação ao Uruguai e pessoalmente”, escreveu no X (antigo Twitter).

Metrópoles



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 62
Notícias Agora
Google News