05/03/2024 01:55:41

Educação
05/02/2024 23:00:00

Escolas têm prazo até 11 de março para responder à segunda etapa do Censo Escolar 2023 pelo Sistema Educacenso


Escolas têm prazo até 11 de março para responder à segunda etapa do Censo Escolar 2023 pelo Sistema Educacenso

As escolas públicas e particulares têm prazo até o dia 11 de março para responderem à segunda etapa do Censo Escolar 2023. A coleta de dados teve início no último dia 1º e deve ser feita por meio do Sistema Educacenso. Nesta etapa, as instituições de ensino devem informar dados sobre rendimento e movimentação escolar, que incluem informações sobre aprovação, reprovação, abandono, evasão e transferência de estudantes.

O preenchimento dos dados é feito diretamente pela internet, através do Sistema Educacenso. Os gestores das escolas, responsáveis pelo preenchimento, devem acessar o sistema utilizando o seu CPF e a senha cadastrada.

Segundo Altair Soares, gerente especial de Informações e Estatística da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e coordenador estadual do Censo em Alagoas, as taxas de movimentação e rendimento informadas no Censo Escolar são utilizadas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um indicador de qualidade educacional divulgado a cada dois anos. O Ideb combina informações de desempenho dos estudantes nas provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) com dados de rendimento e movimentação escolar.

É importante ressaltar que a participação das escolas no Censo Escolar é fundamental para a formulação de políticas educacionais e para a obtenção de dados sobre a qualidade do ensino no país. As informações coletadas no censo são essenciais para o planejamento e a implementação de ações voltadas para a melhoria da educação.

As escolas que ainda não realizaram o preenchimento dos dados devem se atentar ao prazo final de 11 de março e garantir que todas as informações solicitadas sejam devidamente registradas no Sistema Educacenso. A participação de todas as escolas é fundamental para a precisão dos dados coletados e para a obtenção de um panorama real da situação da educação no Brasil.

Repórter Maeió



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 62
Notícias Agora
Google News