05/03/2024 02:41:36

Maceió
05/02/2024 09:00:00

Em AL, presidente do Sebrae destaca criação de 7,5 mil pequenos negócios no Estado em 2023

Na sua agenda, Lima foi acompanhado pelo presidente do Conselho do Sebrae em Alagoas, Domício Silva


Em AL, presidente do Sebrae destaca criação de 7,5 mil pequenos negócios no Estado em 2023

Em sua 14ª parada pelo país, o presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a força empreendedora dos alagoanos durante sua visita a Alagoas. O estado foi o primeiro a receber o programa Sebrae Pelo Brasil em 2024. O presidente iniciou sua agenda com uma reunião interna com os colaboradores da instituição, ressaltando o papel crucial do Sebrae no fortalecimento dos pequenos negócios.

“Quem abre a casa, abre o coração. Eu estou percorrendo o Brasil por acreditar que a cabeça pensa onde o pé pisa. É preciso conhecer quem produz os resultados, pessoas fortes e corajosas como vocês. É preciso lembrar sempre que nós, do Sebrae, temos um papel essencial na construção dos sonhos das pessoas, somos a porta para suas realizações”, afirmou Décio Lima.

Na sua agenda, Lima foi acompanhado pelo presidente do Conselho do Sebrae em Alagoas, Domício Silva, e pela diretoria da Instituição: Vinicus Lages (superintendente), Keylle Lima (diretor técnico) e Juliana Almeida (diretora administrativa).

Durante a visita, o presidente ressaltou os números positivos do Sebrae Alagoas e as oportunidades para ampliar o crescimento dos pequenos negócios. Ele salientou a necessidade de acelerar o desenvolvimento desses negócios, que representam 95% dos CNPJs do país, mas contribuem apenas com 30% do PIB.

A agenda incluiu a visita a projetos inovadores em Pilar, município premiado por suas iniciativas empreendedoras. O prefeito Renato Filho foi reconhecido por ações como o banco do povo e o shopping popular. A visita também evidenciou a atuação do estado na inovação, destacando o Centro de Inovação Tecnológica em Maceió, que atende 547 startups.

Segundo Lima, Alagoas registrou a criação de 7,5 mil micro e pequenas empresas em 2023, um aumento de 8% em relação ao ano anterior. Os números indicam um cenário positivo, com as Microempresas (ME) aumentando de 5,6 mil para 6,1 mil e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) passando de 1.344 para 1.425 novos empreendimentos no mesmo período.

O presidente do Sebrae enfatizou o compromisso da instituição com o fomento contínuo ao empreendedorismo em Alagoas. Ele destacou que os resultados positivos refletem a confiança dos empreendedores na economia brasileira e a contribuição significativa dos pequenos negócios para a geração de empregos e renda.

Durante sua visita, Lima apresentou os números positivos no Centro de Inovação Tecnológica em Maceió, onde pôde discutir com empresários locais sobre os desafios e oportunidades para o setor. A abertura de novos Microempreendedores Individuais (MEIs) manteve-se estável, totalizando 26.920 em 2023. Considerando MEIs, micro e pequenas empresas, o total de novos pequenos negócios abertos chegou a 34,4 mil no ano passado.

Décio Lima enfatizou que os pequenos negócios têm sido essenciais para a manutenção da economia brasileira em momentos de crise, respondendo por aproximadamente 7 em cada 10 empregos gerados.

Jornal de Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 62
Notícias Agora
Google News