05/03/2024 02:40:48

Guerra
03/02/2024 06:00:00

Israel estende campanha militar a Rafah, cidade mais a sul de Gaza

Ministro da Defesa anunciou que tropas vão seguir para Rafah, uma cidade sobrelotada onde estão refugiados mais de um milhão de civis.


Israel estende campanha militar a Rafah, cidade mais a sul de Gaza

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, fez saber que a investida terrestre na Faixa de Gaza vai chegar a Rafah, extremo sul do território, na fronteira com o Egito. 

"A Brigada do Hamas em Khan Younis está desmantelada, vamos completar a missão lá e depois seguimos para Rafah", anunciou Gallant na rede social X.

"A grande pressão que as nossa forças exercem nos alvos do Hamas deixa-nos mais perto de conseguir o regresso dos sequestrados, mais do que qualquer outra coisa. Vamos continuar até ao fim, não há outro caminho", assegurou.

Rafah é o limite para os civis que tentam escapar ao horror da guerra e não há mais território a sul para onde fugir, tendo em conta que o Egito e Israel não os deixarão sair de Gaza.

Dos mais de dois milhões de habitantes da Faixa de Gaza, 85% já corresponde a deslocados, sendo que Rafah é uma cidade já sobrelotada, com mais de um milhão de civis.

Apesar da extensão da campanha militar de Israel, o Hamas vê com bons olhos a proposta de um cessar-fogo e de libertação dos reféns, revelou o Qatar, um dos mediadores do conflito. Ainda assim, fonte do Hamas contou à AFP que não há consenso sobre a proposta e que o anúncio por parte do qatar é precipitado.

Novos ataques na Cisjordânia

Na última madrugada, as forças israelitas levaram a cabo incursões nos territórios ocupados da Cisjordânia, nomeadamente em habitações nas cidades de Jenin, Nablus e Hebron, tendo-se registado confrontos no campo de refugiados de jenin, embora sem detenções. 

Joe Biden já determinou a imposição da sanções financeiras e proibições de vistos contra quatro israelitas, numa diligência considerada "drástica" pelo primeiro-ministro israelita. A Casa Branca já fez saber que não planeia implementar medidas semelhantes a membros do governo israelita

pt.euronews.com



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 62
Notícias Agora
Google News