26/02/2024 04:51:02

Geral
31/01/2024 18:00:00

4 formas de usar inteligência artificial no dia a dia

A revolução da inteligência artificial promete transformar não apenas nossos trabalhos, mas também aprimorar o cotidiano


4 formas de usar inteligência artificial no dia a dia

Sem dúvida, você já viu dezenas de manchetes sobre “como a inteligência artificial generativa vai transformar nossos empregos”. Mas e a vida cotidiana? Afinal, o fato de a IA poder gerar conteúdo — incluindo textos, imagens, vídeos, e assim por diante — pode mudar sua vida diária de maneiras surpreendentes.

Aqui estão quatro formas não tão óbvias de como a IA pode impactar o mundo ao seu redor:
Bem-vindo ao mundo do entretenimento aprimorado por IA
A inteligência artificial generativa tem o potencial de aprimorar a criatividade humana em toda a gama de artes, esportes e entretenimento. Pense em livros escritos com a ajuda de IA, música criada ou selecionada especialmente para você com base em suas preferências pessoais, e podcasts traduzidos automaticamente para o seu idioma nativo. Além disso, a inteligência artificial também está sendo usada em filmes para gerar cenários, personagens e efeitos especiais – abrindo oportunidades para estúdios menores alcançarem o tipo de efeitos de alta qualidade que anteriormente estavam disponíveis apenas para os grandes players.

Os adolescentes já podem perguntar ao bot de IA do Snapchat, por exemplo, praticamente qualquer coisa. Até mesmo ter conversas profundas e significativas com ele. Pense nisso. Por que gastar tempo pesquisando um tópico quando se pode simplesmente pedir ao amigo de IA para responder a uma pergunta ou escrever um texto? Como pais, cabe a nós ensinar nossos filhos a usar ferramentas de inteligência artificial de maneira responsável e ética – para tirar o melhor proveito delas sem depender delas. Isso inclui aprender a pensar criticamente.

Diremos adeus às pesquisas no Google?
Considerando que muitas pessoas acessarão informações cada vez mais por meio de ferramentas como o ChatGPT, não é loucura pensar que a busca na internet (como a conhecemos hoje) poderá desaparecer. Vamos encarar: a experiência média de busca na internet pode ser bastante desajeitada. Você pode obter dezenas, centenas ou até milhões de resultados de pesquisa. É preciso filtrar os principais resultados, aceitar ou recusar todos esses cookies em vários sites e muitas vezes rolar por parágrafos de conteúdo de SEO para encontrar a informação que deseja. Compare isso com perguntar ao ChatGPT por informações – você simplesmente digita ou fala uma pergunta e obtém uma resposta imediata. É uma experiência muito mais limpa e menos frustrante. (Claro, se a informação que você recebe é correta é outra questão. Mas o mesmo pode ser dito da internet.)

Planejando suas refeições com a ajuda da IA
Já chegou em casa após um longo dia e pensou: “Não faço ideia do que fazer para o jantar?” Claro que sim. Todos nós já passamos por isso. Mas agora, em vez de pegar o telefone e pedir comida pronta, você pode pegar o telefone e pedir ajuda à inteligência artificial generativa. Modelos de linguagem como o ChatGPT podem sugerir ideias de refeições e até criar receitas completas para você com base nos ingredientes que você tem à mão e em suas necessidades dietéticas. Quer uma refeição que use salmão, leite de coco e cebolinhas murchando rapidamente na geladeira? Sem problemas. Quer que seja sem glúten e sem alho? Isso também está ótimo. Você pode até pedir à IA generativa para planejar toda a sua semana de jantares.

Forbes



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 56
Notícias Agora
Google News