07/09/2024 21:20:10

Guerra
21/12/2023 02:00:00

Entidade humanitária acusa Israel de usar a fome como arma contras a população de Gaza

Human Rights Watch cita bloqueio no fornecimento de água, comida e combustível e diz que ação equivale a crime de guerra


Entidade humanitária acusa Israel de usar a fome como arma contras a população de Gaza

Para embasar as acusações, a HRW diz que ouviu 11 palestinos que foram forçados a deixar Gaza e relataram o desafio que se tornou obter água, alimentos e outros itens dentro do enclave desde o início da guerra na região, desencadeada pelo ataque do Hamas contra Israel no dia 7 de outubro.

A situação dramática da população local é confirmada por dados do Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas, segundo o qual nove em cada dez famílias no norte de Gaza e duas em cada três no sul do enclave passaram pelo menos um dia e uma noite inteiros sem comer nada.

“Não tínhamos comida, nem eletricidade, nem internet… nada”, disse um homem que deixou o norte de Gaza. “Não sabemos como sobrevivemos.”

“Você está em constante busca pelas coisas necessárias para sobreviver”, relatou à HRW outro palestino, um pai de dois filhos que também se viu forçado a ir embora com a família para sobreviver. 

Em seu relatório, a entidade humanitária destaca que a lei internacional proíbe que a fome de civis seja usada como método de guerra.

“O Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional (TPI) estabelece que matar intencionalmente civis de fome, ‘privando-os de objetos indispensáveis ??à sua sobrevivência, incluindo impedir deliberadamente o fornecimento de ajuda humanitária’, é um crime de guerra”, diz a ONG.

O problema, segundo a organização, é anterior à guerra, mas se intensificou dramaticamente em meio ao conflito, com um bloqueio total imposto por Israel a Gaza.

Antes do início da hostilidades, a estimativa era de que 1,2 milhão dos 2,2 milhões de habitantes de Gaza enfrentavam insegurança alimentar aguda, com mais de 80% da população dependente de ajuda humanitária para sobreviver. Hoje, a ajuda é autorizada a entrar de forma limitada, em quantidade insuficiente para alimentar a população que permanece no enclave.

“O aprofundamento da catástrofe humanitária em Gaza exige uma resposta urgente e eficaz da comunidade internacional”, afirmou Shakir.

A Referência



Enquete
De 0 a 05 classifique o que você acha da Verde a Concessionária de Água e Esgotos em União dos Palmares
Total de votos: 144
Notícias Agora
Google News