24/07/2024 01:59:17

Especial
04/12/2023 18:00:00

Entenda como fazer a manobra de Heimlich, técnica que pode salvar vidas em casos de engasgos

Neste final de semana, um pecuarista de 30 anos morreu após passar mal e se engasgar com um pedaço de carne durante uma festa de casamento em Campo Grande.


Entenda como fazer a manobra de Heimlich, técnica que pode salvar vidas em casos de engasgos

A manobra de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros para casos de asfixia causada por obstrução das vias respiratórias, como o engasgo, que vitimou o pecuarista Ricardo Lago Zaher, de 30 anos.

Zaher morreu durante uma festa de casamento no último sábado (3) após se engasgar com um pedaço de carne, levando ao quadro de asfixia.

Mas o que é o engasgo e como funciona o procedimento de primeiros socorros indicado em casos de emergência do tipo? Entenda abaixo.

O que é o engasgo?

Basicamente, o engasgo acontece quando a comida ou objetos vão para o lugar errado quando engolimos alguma coisa. Com isso, o nosso organismo tenta expulsar esse corpo que não seguiu o caminho certo da deglutição (da boca até o estômago).

Se a comida ou o objeto bloquear a traqueia (um tubo que leva o ar que respiramos para os pulmões), a pessoa pode não conseguir respirar.

Esta situação é considerada uma emergência e, em casos graves, pode resultar em asfixia fatal ou perda de consciência temporária. Por isso, ações rápidas são cruciais para prevenir complicações.

Como e por que fazer a manobra de Heimlich?

Fazer essa manobra é importante porque ela ajuda a desobstruir a traqueia.

No caso de adultos, posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.

Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica (veja localização abaixo).

A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. O Ministério da Saúde orienta que devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Localização da região epigástrica. — Foto: Domínio Público

 

Localização da região epigástrica. — Foto: Domínio Público

E em casos de engasgos com bebês?

 

Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas).

Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.

Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.

O Ministério da Saúde lembra que esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.

Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente, e os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

G1



Enquete
De 0 a 05 classifique o que você acha da Verde a Concessionária de Água e Esgotos em União dos Palmares
Total de votos: 109
Notícias Agora
Google News