Nesta quinta-feira (30) o Distrito Federal celebra, com feriado, o Dia do Evangélico. Mais de 42 milhões de brasileiros consideram-se evangélicos, segundo o senso de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No DF, de acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) de 2015, são quase 1,5 milhão de praticantes.
O g1 conversou com dois especialistas em religião para explicar o surgimento da religião evangélica, a chegada dela ao Brasil e os principais pontos de destaque da história. São eles:
Confira as entrevistas:
g1 - Como e em que contexto surgiu a religião evangélica?
Eurico Antônio: Surgiu no início do século XVI na Europa com o protestantismo. A religião evangélica é uma vertente da protestante.
Gidalti Guedes: O segmento religioso que é conhecido hoje no Brasil como evangélico tem sua origem na tradição das igrejas herdeiras da reforma protestante. Essa reforma ocorreu no século XIV e deu origem a diversas vertentes da religião protestante.
Nessa época a igreja cristã já estava dividida, oriente e ocidente, havia varias fragilidades ou varias situações em que a igreja era criticada pelos religiosos, por diversos segmentos. Essa critica se transformou em diversos movimentos de ruptura, que influenciaram a própria religião. Aí surgiu a reforma protestante, surgiram novas vertentes institucional do cristianismo.
g1 - Como chegou ao Brasil e quais foram os principais pontos de mudança até hoje?