O sucessor do presidente Vladimir Putin será praticamente indistinguível de seu antecessor. Com a proximidade das eleições de 2024 na Rússia, esse é o discurso atual do Kremlin, segundo fala do porta-voz Dmitry Peskov nesta sexta-feira (17). As informações são do site independente The Moscow Times.
Aos 71 anos, Putin, que está no comando do país desde o final dos anos 1990, acredita que é crucial liderar a nação durante a travessia de um dos momentos mais tumultuados das últimas décadas. E ele, que desfruta de uma extraordinária popularidade, com taxa de aprovação de 80% entre os cidadãos russos, deve concorrer nas eleições presidenciais russas do ano que vem, as quais se espera sejam mera formalidade.
Ao ser questionado sobre o possível sucessor de Putin após um hipotético sexto e último mandato em 2036, Peskov respondeu ao canal estudantil do Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou: “O mesmo. Ou diferente, mas igual”.
Peskov expressou sua crença sincera de que Putin anunciará sua candidatura à presidência, reiterando a previsão de uma vitória. O presidente, por sua vez, afirmou que só divulgará oficialmente seus planos para as eleições de março de 2024 após o parlamento russo formalmente convocar a corrida no próximo mês.
Putin revelou nesta semana avanços nos preparativos para a corrida presidencial ao assinar alterações nas leis eleitorais russas na terça-feira (14), permitindo votação em áreas sob lei marcial devido à invasão da Ucrânia. Já na quinta (16), em uma reunião com a Comissão Eleitoral Central, o presidente ameaçou reprimir interferências externas no processo de votação.
Em setembro, Peskov afirmou que, caso Putin optasse por concorrer, ninguém seria páreo para o líder russo. Paralelamente, o Kremlin negou rumores sobre supostos problemas de saúde de Putin, como uma recente parada cardíaca, os quais definiu como “desinformação” espalhada pelo Ocidente.
O atual chefe do Kremlin fortaleceu o papel da Rússia no cenário mundial, meta atingida à base de violência e autoritarismo. Isso inclui perseguição a opositores políticos, inclusive com suspeitas de envenenamento, censura e repressão à imprensa e a ativistas contrários ao regime e mortes, muitas mortes.
Putin superou todos os líderes russos em tempo de presidência desde Josef Stalin. Conheça alguns de seus mais célebres antecessores:
Josef Stalin: Stalin foi o líder da União Soviética de 1924 até sua morte em 1953, servindo por quase três décadas. Durante seu longo período no poder, ele exerceu um controle autoritário sobre o país e liderou a União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial e a subsequente Guerra Fria.
Leonid Brezhnev: Brezhnev foi o líder da União Soviética de 1964 até sua morte em 1982, ocupando o cargo por quase duas décadas. Seu governo foi marcado pelo período conhecido como “Era Brezhnev” e uma estabilização das relações com o Ocidente.
Mikhail Gorbatchov: liderou a União Soviética de 1985 até seu fim, em 1991. O governo foi curto, mas marcante. É tido como o principal responsável pelas reformas política e econômica e pelo afrouxamento do poder exercido sobre as repúblicas soviéticas, o que levou à fragmentação do país e à consequente queda do comunismo.
Boris Yeltsin: Boris Yeltsin foi o primeiro presidente da Rússia após o colapso da União Soviética em 1991. Ele ocupou o cargo de 1991 a 1999, embora seu tempo no poder tenha sido marcado por mudanças significativas e tumultos políticos.
A Referência