Categoria se manifestou em frente ao prédio do TRT19 para cobrar mais respeito no exercício da profissão
Advogados alagoanos se uniram em um ato social e político, na manhã desta sexta-feira, contra violência e ameaças em ambiente de trabalho. A manifestação ocorreu em frente ao prédio sede do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT19), localizado na Avenida da Paz, no Centro de Maceió.
O ato em defesa da advocacia foi convocado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) após acontecimentos envolvendo profissionais da área. Um dos casos foi a agressão contra um advogado na 7ª Vara do Trabalho, no prédio do TRT19, no último dia 9. A agressão foi flagrada pela câmera de segurança do local.
A vítima, Geraldo Carvalho, divulgou o relato nas redes sociais, dizendo que se defendeu repelindo a agressão. O advogado confirmou que o suspeito já havia tentado intimidar as testemunhas e os clientes dele duas vezes, em audiências anteriores. “Nunca tive nenhuma discussão com ele, mas estava usando uma pochete, não sei se estava armado. Isso me assustou”.
O presidente da OAB/AL destacou que a entidade vai lutar sempre por melhores condições de trabalho, pela dignidade da profissão e pelo direito do cidadão. “No momento que um advogado é violentado, ele é agredido neste trabalho, por representar um cidadão, e a cidadania que corre risco. Amanhã o cidadão vai pensar duas vezes se vai entrar neste trabalho para reivindicar seus direitos. Isso não pode acontecer em posse nenhuma. Então a advocacia faz esse manifesto como forma de repúdio a qualquer ato de violência e de agressão e, ao mesmo tempo, se solidarizando e unindo forças para que a gente fique cada vez mais forte e, assim, possa ajudar a cidadania também a ser fortalecida.”