Durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Alagoas desta terça-feira (14), deputados questionaram sobre a atuação das concessionárias de água no estado. Em sua fala, o deputado Delegado Leonam (União Brasil) questionou sobre o encaminhamento de esgoto domiciliar sem tratamento nas praias da cidade de Maragogi, no início deste mês.
“As nossas belezas naturais sofrem com o lixo e o esgoto que deságuam diretamente nas nossas praias, como aconteceu na semana passada na praia de Maragogi. Um cartão postal conhecido mundialmente como o caribe brasileiro sendo vítima de um desserviço de uma concessionária que nem alagoana é”, ressaltou.
Além disso, o parlamentar também criticou os valores que são praticados no estado, que sofreu um reajuste e aumentará ainda mais a partir de dezembro.
“Várias concessionárias de Alagoas aplicam taxas arbitrárias aos consumidores e nos prestam um desserviço. A taxa de esgoto é altíssima, com 100% do valor cobrado sobre o consumo de água e não temos em nenhum município do estado um saneamento básico adequado”, pontuou.
Recentemente a Comissão de Meio Ambiente, comandada pelo deputado Leonam, prestou esclarecimentos e afirmou que estava acompanhando de perto o caso na cidade do litoral norte de Alagoas. Como medida, a empresa Verde Alagoas foi notificada para providências imediatas, além da multa aplicada pela prefeitura de Maragogi.
“Temos a certeza que o pagamento desse valor não resolve o problema, por isso estamos buscando soluções para que isso não volte a acontecer e consequentemente nossas belezas naturais, nosso ecossistema, seja preservado. Quando nós enxergamos um impacto ambiental como esse, observamos que não estamos atingindo tão somente o turismo, o desequilíbrio ambiental também é afetado, assim como a faixa de Corais da orla de Maragogi”, finalizou.
Fonte Correio dos Municipios
Fonte: Yezzi Assessoria