23/06/2024 13:43:35

Educação
16/11/2023 23:00:00

Governo de Alagoas garante 10 mil bolsas de cursos para alunos da rede estadual em parceria com o Google

Alunos de União dos Palmares também receberão bolsas


Governo de Alagoas garante 10 mil bolsas de cursos para alunos da rede estadual em parceria com o Google

O Governo de Alagoas, por meio das Secretarias de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Educação (Seduc), fechou parceria com o projeto Cresça com o Google. A iniciativa, que contou com a intermediação do deputado federal Rafael Brito, vai oferecer 10 mil licenças de cursos na área de tecnologia aos estudantes das escolas estaduais e será lançada no dia 21.

A proposta é capacitar os jovens para o mercado de trabalho cada vez mais orientado pela tecnologia. Para isso, o programa destina cursos de Suporte em T.I., Análise de Dados, Gerenciamento de Projetos, Marketing Digital & E-Commerce e UX Design. Serão beneficiados 23 municípios de Alagoas (Maceió, Pão de Açúcar, Batalha, Penedo, Maragogi, Porto Calvo, Mata Grande, Piranhas, Delmiro Gouveia, Pilar, Messias, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Igaci, Palmeira dos índios, Atalaia, Girau do Ponciano, Arapiraca, Santana do Ipanema, São José da Laje, União dos Palmares, Murici e São José da Tapera).

Com os laboratórios de informática instalados em 40 escolas – selecionadas pela Seduc -, os cursos serão oferecidos na plataforma Oxetech onde os alunos deverão realizar as matrículas. Cada turma terá um professor-instrutor, aluno selecionado pela própria escola, que receberá instruções e orientações da equipe da Secti para que eles possam auxiliar os outros alunos a concluírem os cursos.

Com investimento de R$ 240 mil do Governo de Alagoas, o projeto terá duração de aproximadamente 12 meses, a partir de dezembro de 2023. Cada professor-instrutor selecionado vai receber uma bolsa no valor de R$ 500, cursos e workshops para que seja qualificado e nivelado pelos bolsistas do Programa Oxetech – projeto da Secti que já capacitou mais de 8 mil alunos na área de tecnologia de forma gratuita em todo território alagoano.

Todas as etapas serão monitoradas pela equipe da Secti com reuniões periódicas online; Grupo em rede social (Whatsapp para troca de informações); Solicitação de relatórios quinzenais sobre as ações; Formulários do Google (Turmas abertas, Turmas Finalizadas, frequência e avaliação dos alunos); Workshops de nivelamento para a Metodologia em cursos de Tecnologia da Informação e segmentos correlatos.

Secti

Fonte Estadão Alagoas

 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 386
Notícias Agora
Google News