21/06/2024 01:24:53

Acidente
16/11/2023 21:00:00

Vamos Subir a Serra encerrou ontem em Maceió e inicia programação na Serra da Barriga hoje


Vamos Subir a Serra encerrou ontem em Maceió e inicia programação na Serra da Barriga hoje

Com sucesso de público em Maceió, o Vamos Subir a Serra conclui programação hoje na capital alagoana e, amanhã (dia 16 de novembro), chega à Serra da Barriga, em União dos Palmares para mais três dias de atividades. A programação no local símbolo da resistência negra brasileira vai até o dia 18 e conta com inúmeras ações educacionais, culturais e musicais, atraindo alagoanos de todas as regiões e turistas do país inteiro.

O evento começou no dia 10 e finaliza na Praça Multieventos, em Maceió, nesta quarta-feira, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República.

Neste último dia, a partir das 15h, na tenda Zumbi dos Palmares, na praça Multieventos - Pajuçara, haverá oficina de medicina tradicional, debate sobre a vivência com a capoeira adaptada na perspectiva socioinclusiva, musicalidade afro pelo olhar da capoeira, coco de roda do Pai Alex, além de oficinas de design de sobrancelhas com aplicação de henna, seguida de oficina de lenços. Á noite, a partir das 19hs, no espaço Kizomba Arte, Cultura e Gastronomia Afro-indígena, as atrações musicais ficam por conta do Hip-Hop com Alice Gorete e a energia da Banda Vibrações.

A partir de amanhã, quinta-feira dia 16, todos que quiserem prestigiar as atrações do evento terão que, literalmente, subir a Serra da Barriga e aproveitar as atividades pisando o solo sagrado. Por lá, a partir de 14h, haverá a visita guiada, Xirê de Malungos, Pôr do Sol musical, projeção mapeada, formação em educação antirracista, vivência da capoeira, troca de saberes ancestrais e muito mais.

"Esperamos que o mesmo sucesso de público registrado em Maceió também aconteça na Serra da Barriga. Por isso esperamos e reforçamos o convite para que a população de União dos Palmares, estudantes, professores e autoridades do município prestigiem as atividades na Serra da Barriga, que serão emocionantes", destacou a coordenadora do Projeto Vamos Subir a Serra, Valdice Gomes.

Confira a programação completa na Serra da Barriga, em União dos Palmares 16/11 – MALUNGOS E ERÊS ABRAÇANDO PALMARES 14H - Palmares In Loco Especial com o guia de afroturismo Helcias Pereira e grupo cultural Inaê 15h30 – Xirê de Malungos – Lagoa dos Negros, com Kabengele Munanga (Antropólogo e professor brasileiro-congolês, especialista em antropologia da população afro-brasileira; com Lepê Correia (jornalista, radialista, psicólogo, mestre em literatura e interculturalidade, doutor em educação Abórisá, Poeta, escritor e pesquisador das culturas Afro e Brasileiras); e com a mediação de Danilo Marques (historiador e coordenador do Neabi Ufal. 16h – Pôr do Sol no Mirante, com Naná Martins 19h – Projeção mapeada – Saravá!, com participação do grupo cultural Inaê

17/11 08h – Malungos e Erês - Mushaká 08h30 - Palmares In Loco Especial com o guia de afroturismo Helcias Pereira 10h – Vivência da Capoeira com os Erês, com o mestre Besourão 10h e 12h – Formação: Educação antirracista, com Alycia Oliveira, mestra em Geografia PPGG/Ufal, professora de Geografia, coordenadora da Bancada Negra 13h30 – Palmares in loco para professores, com o guia de afroturismo Helcias Pereira 14h – Coral do Sinteal em canto 15h às 17h – Formação – Educação antirracista, com Alycia Oliveira, mestra em Geografia PPGG/Ufal, professora de Geografia, coordenadora da Bancada Negra

18/11 10h – Troca de saberes ancestrais – as ervas curam, com Yá Cláudia de Oyrá (Yákekerê do Grupo União Espírita Santa Bárbara 12h – Olubajé 14h – Encontro de Saberes – Terreiros, espaços de cuidado e acolhimento, com Mãe Cristina D’Oxum (líder religiosa do Ilê Ase Iyalode Oyo e Renafro SP, conselheira da comunidade Negra do Estado de São Paulo) 16h – Encerramento – Xirê cultural

*Assessoria

Fonte Alagoas Alerta



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 383
Notícias Agora
Google News