O Ministério da Igualdade Racial (MIR) anunciou, nesta quarta-feira (8/11), a destinação de R$ 1,9 milhão para 259 bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto beneficia estudantes negros de universidades públicas do Brasil.
Destinado à formação técnica-científica de estudantes de graduação, ampliando o acesso de alunos beneficiados pelas políticas de ações afirmativas, os alunos são selecionados através de chamadas públicas a cada dois anos. O montante pago mensalmente é de R$ 700.
As 17 universidades beneficiadas pelos recursos são Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Federal de Goiás, Universidade de Brasília, Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Amapá.
Fonte Correio Braziliense