23/05/2024 18:41:49

Geral
13/11/2023 06:00:00

Tsunami meteorológico arrasta carros e assusta banhistas em SC

Fenômeno foi confirmado pela Defesa Civil; ninguém ficou ferido


Tsunami meteorológico arrasta carros e assusta banhistas em SC

Um tsunami meteorológico arrastou carros e assustou frequentadores da praia do Cardoso em Laguna, Litoral Sul de Santa Catarina, na tarde deste sábado, 11.

Segundo a Defesa Civil, que confirmou a ocorrência, o fenômeno é incomum e "de difícil previsão". As informações são da NSC TV, afiliada da TV Globo. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.

Pescadores da região relataram que a mudança no tempo foi repentina, com a maré subindo rapidamente, por volta das 16h. 

Segundo a Coordenadoria de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil, o tsunami meteorológico normalmente está atrelado a algum sistema meteorológico, como linhas de instabilidade, como foi o caso desta ocorrência.

"As linhas de instabilidade são formadas por células de tempestades aproximadamente contínuas, dispostas de forma alinhada. Quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas que colaboram para o avanço da água do mar em direção à praia", detalha nota do órgão.

Causado por fatores meteorológicos, o tsunami meteorológico é diferente do tsunami, que é provocado por abalo sísmico (terremoto) e normalmente tem poder destrutivo maior.

Fonte Terra



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 65
Notícias Agora
Google News