09/11/2024 03:15:05

Meio Ambiente
10/11/2023 16:00:00

Brasil bate recorde de temperatura pelo quarto mês consecutivo

Inmet destaca que período foi marcado por calor extremo em grande parte do país, devido à influência do fenômeno El Niño


Brasil bate recorde de temperatura pelo quarto mês consecutivo

temperatura média no Brasil alcançou um novo recorde pelo quarto mês consecutivo em outubro, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Entre julho e outubro, a diferença entre a temperatura registrada e a média histórica foi superior a 1ºC. No mês passado, a temperatura média observada no país foi de 26,4°C, 1,2°C acima da média histórica para o mês. Setembro foi o mês mais quente deste ano, com um desvio de 1,6°C acima da média histórica. A temperatura média registrada foi de 25,8°C, enquanto a média histórica era de 24,2°C. Em agosto, a temperatura média foi de 24,3°C, 1,4°C acima da média histórica. Em julho, foi de 23°C, mais de 1°C acima da média histórica.

Inmet destaca que esses meses foram marcados por calor extremo em grande parte do país e eventos de onda de calor, influenciados pelo fenômeno El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico Equatorial e aumenta a temperatura em várias regiões do planeta. Além disso, o aumento da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos contribui para eventos climáticos cada vez mais extremos. Segundo o instituto, as perspectivas indicam que o ano de 2023 será o mais quente desde a década de 1960. Outros órgãos de meteorologia internacional também concordam com essa previsão, como o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, da União Europeia. A tendência é de altas temperaturas em todo o mundo até novembro. É improvável que os dois últimos meses do ano revertam esse recorde.

Diante desse cenário, o Inmet emitiu um alerta de onda de calor, prevendo temperaturas 5°C acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos. O alerta abrange áreas do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil e é válido até pelo menos a próxima sexta-feira. A expectativa é que o forte calor continue até meados da próxima semana, podendo atingir temperaturas máximas acima de 42°C em alguns municípios, principalmente nos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Finte Jovem Pan



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 86
Google News