21/06/2024 00:48:47

Geral
09/11/2023 02:00:00

Incêndio volta a atingir Parque Encontro das Águas, no Pantanal

Fogo havia sido controlado na região do Mato Grosso com ajuda das chuvas, mas voltou a eclodir nessa terça (7)


Incêndio volta a atingir Parque Encontro das Águas, no Pantanal

O incêndio que havia sido controlado no Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal, voltou a eclodir nessa terça-feira (7). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros e por moradores, que gravaram vídeos do território em chamas.

O fogo atingiu a região de Porto Jofre, entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, no início de outubro, e foram necessários mais de 20 dias para contê-las. Duas equipes e duas embarcações seguem trabalhando na região do Corixo Negro para  combater o incêndio.

O batalhão de emergências ambientais em Cuiabá chegou a informar que realiza o monitoramento do incêndio à distância, utilizando satélites de alta tecnologia para orientar as equipes no terreno. Em vídeos, é possível ver uma grande quantidade de fumaça no parque. A região é conhecida por manter a maior concentração de onças pintadas do mundo.

Segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mais de 23% da área do parque já foi consumida pelas chamas, equivalente a mais de 25 mil hectares de vegetação.

Incêndio sem fim

O incêndio atinge o Parque Estadual Encontro das Águas desde o início de outubro, entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, e teve um aumento de 5,73% em dois dias. 

Imagens de satélite divulgadas pela ferramenta de monitoramento da Sentinel Hub mostraram que a destruição causada pelo fogo, em um mês de incêndios, é alta. O Parque Estadual Encontro das Águas está localizado no encontro dos rios Cuiabá e Piquiri, e a reserva tem 108 mil hectares.

Fonte ultimosegundo.ig.com.br



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 383
Notícias Agora
Google News