A Defesa Civil de Maceió informou que as operações em minas subterrâneas localizadas no bairro do Mutange, parte baixa de Maceió, foram suspensas. Segundo o órgão, tremores de baixas magnitudes foram registrados na manhã desta última segunda-feira (06). A nota foi emitida nesta terça-feira (07).
De acordo com a Defesa Civil, ocorreram dois eventos sismológicos em horários distintos. O primeiro ocorreu às 11h58 e o segundo às 13h44. O órgão esclareceu que as magnitudes são consideradas baixas e que não tem potencial de causar danos à superfície ou sentidas pela população.
Diante do fato, a Braskem também se pronunciou e disse que segue trabalhando em conjunto com a Defesa Civil para manter a segurança das regiões afetadas pelos tremores.
Ainda segundo a empresa, o evento sismológico foi captado próximo ao antigo hospital José Lopes. A Braskem reforçou a nota do órgão municipal afirmando que os tremores não causaram alterações no solo da localidade.
“A região possui uma rede de monitoramento robusta, uma das mais modernas do país, capaz de detectar movimentos de baixa intensidade em profundidade e superfície. Os eventos ocorridos ontem foram de baixa magnitude e não alteraram a rotina da região. Preventivamente, a Braskem paralisou as atividades no local e comunicou à Defesa Civil”, informou a empresa.
Confira a nota na íntegra:
A Defesa Civil informa que registrou dois eventos sismológicos na área evacuada do bairro do Mutange na segunda-feira (6). O primeiro (11h58) com magnitude local de 1.15 e o segundo (13h44) com magnitude local de 1.38. São magnitudes consideradas baixas, que não tem potencial de causar danos à superfície ou serem sentidas pela população, só sendo identificadas pelos equipamentos de monitoramento. Devido a movimentação de solo, a região está suscetível a eventos sísmicos dessa natureza. O órgão atua no monitoramento 24h por dia, acionou seus protocolos e as operações próximas às áreas foram paralisadas preventivamente. Determinamos ainda que a Braskem repasse dados a respeito de sondagens nos locais atingidos, já que os eventos podem estar associados ao preenchimento das minas de sal-gema.
Fonte O Dia Mais