13/06/2024 17:46:42

União dos Palmares
06/11/2023 09:00:00

Vamos Subir a Serra oferece a maceioenses e turistas culinária afroindígena alagoana

Maior evento afrocultural do Norte e Nordeste começa dia 10 e vai até o dia 15 de novembro, na Praça Multieventos, e entre os dias 16 e 18, na Serra da Barriga, em União dos Palmares


Vamos Subir a Serra oferece a maceioenses e turistas culinária afroindígena alagoana

O Vamos Subir a Serra se transformou em vitrine para a gastronomia afroindígena em Alagoas e, nesta 7ª edição, 19 empreendedores terão a oportunidade de mostrar ao público as suas criações, da cozinha, direto para o paladar de maceioenses e turistas. O maior evento afrocultural do Norte e Nordeste começa no dia 10 e vai até o dia 15 de novembro, na Praça Multieventos, e continua entre os dias 16 e 18, na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

Os empreendedores da gastronomia afroindígena comercializarão seus pratos na Praça Multieventos, no espaço Kizomba, do Vamos Subir a Serra. Quem for assistir as apresentações culturais, as atrações musicais, os debates, a feira do empreendedor e demais atividades do evento, poderá ainda conhecer as tradições gastronômicas de Alagoas, valorizando os produtos da terra.

Uma das empreendedoras que estará comercializando suas iguarias é a curadora gastronômica Mãe Neide Oyá D'oxum. Ela levará o prato Mojubá, um dos principais do restaurante onde é proprietária, o Baobá Raízes e Tradições.

"Mojubá quer dizer 'meus respeitos'. É à base de contrafilé, feito no azeite de dendê com pó de camarão defumado. Leva queijo coalho, amendoim cozido com embutidos e camarão. É um prato da cozinha do sagrado. E eu tenho certeza que o público vai amar", afirma Mãe Neide.

Ela considera ainda que o Vamos Subir a Serra é uma vitrine que tira da invisibilidade a gastronomia afroindígena, e promove a valorização e o reconhecimento desse tipo de culinária.

"Todo ano que passa o Vamos Subir a Serra vai ficando mais preparado, mais afinado e trazendo essa sintonia maravilhosa, onde o mundo negro se encontra, troca ideia. Esse ano o público vai amar mais ainda, complementa.

Alguns dos pratos que comporão a feira gastronômica são: Combo Kizomba dos Deuses (feijoada ancestral com carnes defumadas, linguiças, feijão preto, arroz, farofa e couve); combo Ehba-Tápa (Vatapá de milho (tilápia ou frango, vinagrete de manga e cocada africana; Combo Corisco (um combo com seis mini acarajés, seis mini abarás acompanhado de vatapá, caruru e camarão frito no dendê).

O Vamos Subir a Serra é realizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, uma entidade do movimento negro alagoano, vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs).

Ele impulsiona e dá visibilidade à cultura afro-brasileira, bem como atua no fomento ao empreendedorismo afro, quilombola e indígena, expondo as potencialidades, os talentos, as criações, os produtos e serviços da população negra alagoana, que encontra no evento um meio de fortalecer seus trabalhos.

Serviço

O que: Vamos Subir a Serra

Onde e quando: Praça Multieventos (10 a 15 de novembro) e Serra da Barriga, em União dos Palmares (16 a 18 de novembro)

Acompanhe toda a programação: @vamossubiraserra

Fonte Tribuna Hoje



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 117
Notícias Agora
Google News