13/06/2024 16:48:51

Educação
05/11/2023 16:00:00

Protagonismo no aprendizado infantil forma cidadãos mais conscientes

Com proposta moderna aliada a valores atemporais, a formação integral dos Colégios Maristas traz à tona uma realidade promissora pro futuro


Protagonismo no aprendizado infantil forma cidadãos mais conscientes

Conhecer a si mesmo e desenvolver a própria individualidade sem esquecer da relação com o outro e com a sociedade. Nos Colégios Maristas Asa Sul e Asa Norte, os estudantes aprendem a ser quem são e a coexistir em harmonia com o coletivo desde os primeiros anos da Educação Infantil.

Na proposta Marista, cada criança é única, um indivíduo completo, porém parte de uma lógica comunitária. Por meio do estímulo do protagonismo no próprio processo de aprendizado e da escuta sensível, os professores ajudam os estudantes a adquirirem a autonomia necessária para trilharem o próprio caminho de acordo com os desejos e as aptidões.

DivulgaçãoFotografia colorida mostrando três crianças segurando um girassol-Metrópoles

“Nós valorizamos a identidade das crianças e as suas relações com o mundo, trazendo um senso de comunidade de forma lúdica, prática e com projetos investigativos que proporcionam o desenvolvimento intelectual, emocional e social delas.”

Patrícia Deoti, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Marista Asa Sul

Respeitando o ritmo de cada um, os colégios proporcionam diversas experiências formativas em ateliês de criação, inglês diário na grade curricular (Asa Norte), judô e dança (Asa Sul), musicalização e arte. Tudo isso com o cuidado e carinho que fazem parte da essência Marista.

DivulgaçãoFotografia colorida mostrando quatro crianças deitadas no chão com lupa nos rostos-Metrópoles

“A Pedagogia Marista valoriza a formação integral das crianças em meio aos contextos de aprendizagem, que são ofertados por meio de práticas educativas criativas, contextualizadas e significativas para os estudantes da Educação Infantil, e têm o protagonismo das crianças como fator preponderante do processo de aprendizagem.”

Ana Paula Batista Pina, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Marista Asa Norte

Portanto, não é difícil perceber que quanto mais as crianças têm uma atenção especial às próprias necessidades e o tempo de aprendizado respeitado, mais se sentem acolhidas e confiantes. Assim, tornam-se seres humanos empáticos e capazes em várias frentes, que conseguem atuar na sociedade de forma solidária. Com curiosidade para descobrir os porquês, criatividade para encontrar soluções e empatia para abraçar o outro no processo, o estudante Marista começa bem o caminho para crescer como um grande ser humano.

 

Fonte Metropólis
 
 


Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 117
Notícias Agora
Google News