13/06/2024 17:13:40

Acidente
05/11/2023 02:00:00

Terremoto no Nepal de magnitude 5,6 deixa pelo menos 137 mortos


Terremoto no Nepal de magnitude 5,6 deixa pelo menos 137 mortos

Pelo menos 137 pessoas morreram em um terremoto que abalou uma região remota do Nepal, onde equipes de resgate se organizam para procurar sobreviventes, de acordo com um relatório divulgado neste sábado (4) pelas autoridades nepalesas. O terremoto de magnitude 5,6 foi medido a uma profundidade de 18 km, informou o American Geological Survey USGS.

O tremor atingiu o extremo oeste do Himalaia na noite de sexta-feira (3). Seu epicentro foi localizado a 42 km ao sul de Jumla, não muito longe da fronteira com o Tibete. “Pelo menos 92 pessoas morreram em Jajarkot e 40 em Rukum”, declarou o porta-voz do Ministério do Interior, Narayan Prasad Bhattarai, citando os dois distritos mais afetados pelo terremoto, localizados ao sul do epicentro, na província fronteiriça de Karnali.

Mais de cem feridos foram relatados nestes dois distritos, acrescentou o porta-voz da polícia nepalesa, Kuber Kathayat. As forças de segurança nepalesas foram amplamente mobilizadas em áreas atingidas pelo terremoto para ajudar nas operações de socorro, revelou o porta-voz da polícia provincial de Karnali, Gopal Chandra Bhattarai.

“O isolamento dos distritos dificulta a transmissão de informação”, ele acrescentou. “Algumas estradas estão bloqueadas por causa dos danos, mas estamos tentando chegar à área por outras rotas”.

Em Jajarkot, o hospital local foi invadido por cidadãos que transportavam feridos para lá. Vídeos e fotos postados nas redes sociais mostram moradores escavando escombros no escuro para resgatar sobreviventes de prédios desabados.

As imagens mostram casas de barro destruídas ou danificadas e sobreviventes do lado de fora para se protegerem de possíveis novos colapsos, enquanto as sirenes dos veículos de emergência podem ser ouvidas por toda parte.

“Profunda tristeza”

O primeiro-ministro nepalês, Pushpa Kamal Dahal, chegou à área afetada no sábado depois de expressar “profunda tristeza pelos danos humanos causados ??pelo terremoto”.

Tremores moderados foram sentidos até em Nova Delhi, capital da Índia, localizada a quase 500 km do epicentro. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, declarou estar “profundamente entristecido” pela perda de vidas no Nepal.

“A Índia é solidária com o povo do Nepal e está pronta para lhe prestar toda a assistência possível”, ele acrescentou.

Grande falha geológica

Os terremotos são comuns no Nepal, que fica em uma grande falha geológica, onde a placa tectônica indiana empurra a placa da Eurásia, formando a cordilheira do Himalaia. O tremor foi seguido por horas devido a réplicas de magnitude 4 na mesma área, de acordo com o USGS.

Quase 9 mil pessoas morreram em 2015, quando um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o Nepal, destruindo mais de meio milhão de casas e 8 mil escolas. Centenas de monumentos e palácios reais – incluindo locais no Vale de Katmandu, Patrimônio Mundial da Unesco e que atraem turistas de todo o mundo – sofreram danos irreversíveis, desferindo um golpe no turismo nepalês.

Em novembro de 2022, um terremoto de magnitude 5,6 matou seis pessoas no distrito de Doti, perto de Jajarkot, onde ocorreu o tremor na noite de sexta-feira.

(Com informações da AFP)

Fonteb RFI



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 117
Notícias Agora
Google News