23/05/2024 18:45:56

Polícia
01/11/2023 03:00:00

SSP lança Programa Coruja para reforçar serviços de combate ao crime

Ferramenta on-line ajudará no trabalho das forças policiais desde a identificação dos riscos até a proposição de sugestões


SSP lança Programa Coruja para reforçar serviços de combate ao crime

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) lançou, na manhã desta segunda-feira (30), o Programa Coruja,  que vai reforçar as ações de combate à criminalidade em Alagoas, desde a identificação dos riscos até a proposição de sugestões, respaldado em inovações tecnológicas e teóricas.

O Programa Coruja surge com uma perspectiva pioneira e arrojada atuando em cinco áreas distintas: Ambiente Defensável, Gestão de Risco, Mapeamento Criminal, Ações de Segurança Pública Baseadas em Evidências e Ações de Segurança Pública Preditivas.

O novo equipamento tecnológico é fruto de uma coletânea de estudos científicos, reunidos no livro “Superando Desafios em Segurança Pública – A Inovação como Ferramenta de Transformação em Alagoas”, que também foi lançado durante o evento realizado no Centro de Convenções de Maceió, no bairro de Jaraguá.

O livro traz pesquisas teóricas e práticas produzidas por integrantes das forças policiais sobre experiências vivenciadas no âmbito da segurança pública alagoana, como as ações preditivas, perícias criminais e a construção do Plano de Defesa de Alagoas, criado para atuação em ocorrências de alta complexidade, alta intensidade e baixa familiaridade, como os domínios de cidade.

Como norteadora, a coletânea confeccionada em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) auxiliará no trabalho desenvolvido pelo Programa Coruja.

De acordo com o organizador do livro e chefe especial de Inteligência da SSP, tenente-coronel Raumário Jerônimo, as duas ferramentas possibilitarão proposituras e reflexões na área da Segurança de forma multidisciplinar, possibilitando debates efetivos na implementação de políticas públicas. Segundo ele, o livro estará disponível para ajudar nas decisões dos gestores diante de problemas e circunstâncias em cada região, verificando evidências já testadas e que deram certo, o que reduz a possibilidade de erros. O Programa Coruja também vai contar com uma esquematização criminal com mapas temáticos e direcionais.

“A intenção também é formar uma mesa multidisciplinar com as outras secretarias e órgãos públicos, avaliando o sucesso das políticas públicas em Alagoas e possibilitando ainda mais integração”, afirmou o oficial.

Reconhecimento

Durante o lançamento, o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, enalteceu o trabalho desenvolvido pelos serviços alagoanos de inteligência, que atuam de forma conjunta no combate à criminalidade. Ele também elogiou a criação da ferramenta como ponte para aumentar o enfrentamento contra o crime em Alagoas.

“Constantemente os profissionais da segurança pública estão superando desafios, e a tecnologia tem sido uma importante aliada no combate ao crime. Em Alagoas, ferramentas inovadoras têm ajudado o Estado na redução dos índices de violência e o Programa Coruja chega para colaborar ainda mais com o trabalho conjunto, realizado com maestria e que foi, inclusive, reconhecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Coruja vai contribuir como um grande campo de estudo não só para Alagoas, mas para todo o mundo”, disse Flávio Saraiva.

Após o lançamento, o evento seguiu com palestras abordando temáticas como: Avaliação de Impacto do Programa de Serviço Voluntário Remunerado – Força Tarefa no Estado de Alagoas; Ações Preditivas: Grupos Criminosos; Criminofísica: Alvos de Alto Retorno em Redes Criminais; Segurança Pública Baseada em Evidências; Desinformação Institucional; e Análise de Riscos como Ferramenta de Inteligência em Segurança Pública. Uma mesa de debates acadêmicos sobre Ações Preditivas de Segurança Pública completou a programação.

Também participaram do lançamento o secretário de Estado da Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Zeferino; o secretário-executivo de Políticas de Segurança da SSP, coronel Patrick Madeiro; a secretária especial de Planejamento e Orçamento da Seplag, Nathalia de Araújo; o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho; os deputados estaduais Cabo Bebeto e Delegado Leonam Pinheiro; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim; os superintendentes regionais da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Agência Brasileira de Inteligência, Luciana Paiva Barbosa, Juliano Quintela Lessa e Eduardo Carpóforo, respectivamente; e o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal do Ministério Público do Estado, promotor de Justiça Cyro Blatter; além de policiais que atuam nos serviços de inteligência, autores e envolvidos na confecção do livro e do Programa.

Fonte Agência Alagoas



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 65
Notícias Agora
Google News