08/09/2024 00:08:16

Alagoas
30/10/2023 11:00:00

Alagoas tem déficit habitacional de 128 mil residências

Somente em Maceió, número de casas abaixo do necessário passa dos 63 mil; no interior, são 21 mil


Alagoas tem déficit habitacional de 128 mil residências

Alagoas tem um déficit habitacional de 128.346 unidades, das quais 107.103 na área urbana e 21.243 na área rural. Deste total, 63.793 é o número de residências que faltam na região metropolitana de Maceió. As informações são do economista Cícero Péricles e revelam que o sonho da casa própria ainda é uma realidade distante para milhares de alagoanos.

Ao que parece, o governo estadual e prefeitura de Maceió estão tentando encurtar o caminho que tem como destino a casa própria e estão se esforçando para entregar as chaves dos imóveis aos cidadãos.

O governo estadual, através da Secretaria de Infraestrutura tem investido em várias obras de melhorias habitacionais e construção de conjuntos em Alagoas.

De acordo com a assessoria de comunicação da pasta, são 6.429 melhorias habitacionais e 1.156 unidades habitacionais sendo construídas, no valor total de R$ 193.358.044,78.

“Somente este ano, já foram entregues casas em Poço das Trincheiras, Jequiá da Praia, Igaci, Cacimbinhas e Dois Riachos. No total, foram entregues 189 casas construídas, 291 melhorias habitacionais no interior de Alagoas e 437 em Maceió”, detalhou.

Quanto às obras restantes, a Secretaria de Estado de Infraestrutura afirmou que quando todas estiverem finalizadas mais de 7.500 famílias serão beneficiadas.

Além disso, o Governo de Alagoas, completou a assessoria de comunicação, está trazendo o Minha Casa, Minha Vida para o estado, que já começa com unidades habitacionais em Maceió e vários municípios no interior.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura citou dados da Fundação João Pinheiro referentes a 2019 para dizer que Alagoas tem o déficit de 105.763 imóveis.

A prefeitura de Maceió afirmou ter entregado desde o início da gestão 3.580 residências, beneficiando um total de 14.320 pessoas. E anunciou a entrega, ainda esta semana, de mais 1.776.

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério de Desenvolvimento, atualmente, no País, existe um déficit habitacional de 5,8 milhões de moradias. O número, em questão, foi indicado pela Fundação João Pinheiro, responsável por esse levantamento.

Normalmente, para o levantamento do déficit habitacional no Brasil, são levados em conta quatro diferentes componentes importantes. O adensamento excessivo de domicílios alugados, caracterizado pelo número médio de moradores por dormitório acima de três e o levantamento do número de domicílios precários, que, normalmente, são improvisados como, por exemplo, aqueles vistos nas favelas brasileiras.

Além disso, são levados em conta o levantamento de coabitação, que é o número de famílias conviventes que tem interesse de constituir

domicílio próprio, mas estão em moradias improvisadas e o ônus excessivo de aluguéis, quando há destinação de mais de 30% da renda domiciliar de até 3 salários mínimos com despesa de aluguel.

A principal causa do déficit habitacional é a desigualdade social. Em seguida, vem a falta de políticas públicas efetivas por parte da administração pública, que são, muitas vezes, os únicos recursos disponíveis para famílias pobres ou abaixo da linha da miséria.

Fonte Tribuna Hoje



Enquete
De 0 a 05 classifique o que você acha da Verde a Concessionária de Água e Esgotos em União dos Palmares
Total de votos: 144
Notícias Agora
Google News